domingo, 24 de fevereiro de 2008

SWEENEY TODD - O BARBEIRO DEMONÍACO DA RUA FLEET - O dia que assistí a este filme foi relmente muito especial, porque foi a primeira vez que participei de um Noitão do HSBC (3 filmes, o primeiro começando a meia-noite e o último acabando as 6 e meia da manhã). Só por isso este filme seria lembrado por muito tempo, mas o fato do filme ser excelente também contribui.

É a 8ª (!) adaptação da história do Sweeney Todd para o cinema. Não tem como não se animar com um filme de Tim Burton e Johnny Depp (o 6º da parceria - os outros foram Edward Mãos-de-Tesoura, Ed Wood, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, A Fantástica Fábrica de Chocolate e A Noiva Cadáver). O diretor é sempre cuidadoso, metódico, seus filmes são sempre muito bem feitos, editados e cortados e o ator vive seu personagem, incorpora fielmente e à cada filme parece um novo ator. Os dois têm que estar juntos!

Bem, no filme, que conta ainda com a Helena Bonham Carter (é o 5º trabalho com o diretor - antes fizeram Planeta dos Macacos, Peixe Grande, A Fantástica Fábrica de Chocolate e A Noiva Cadáver), o tal barbeiro volta à Londres vitoriana (suja, dark e pouco convidativa) para se vingar do desaparecimento de sua esposa e filha. Preste atenção ainda, no Sacha Baron Cohen (o eterno Borat) que faz uma participação pequena mas muito marcante.

Gostei muito do filme, mas não é o meu predileto de Burton - eu ainda gosto mais de Peixe Grande e Planeta dos Macacos.

PS: logo no começo do filme um dos personagens diz a Depp "Voltando à Londres?! Você se cansou do longo tempo que passou no mar?!" Captei uma ironia com relação a saga de Piratas do Caribe... será?!

Nenhum comentário: