terça-feira, 27 de maio de 2008

DUNA – Muito já havia sido feito antes, é verdade, mas não há como não concordar: A ficção científica espacial nasceu pra valer com Star Wars, em 1977, de George Lucas. Se a trama da família Skywalker tivesse naufragado nas bilheterias do mundo, como seriam "os grandes faroestes espaciais" dali em diante? Só Yoda saber deve...
Duna é a versão de David Lynch para uma futurística aventura espacial que conta a história de 4 planetas envolvidos em uma trama que mistura a família do bem, o imperador maldoso e um líquido vital para todos, só encontrado no planeta Duna, que é resguardado por criaturas de areia (assustadoras minhocas gigantes).
O protagonista vivido por Kyle Maclachlan (que também é protagonista de Veludo Azul, outro filme de Lynch), segue a linha de um Luke, mas com sérias restrições orçamentárias. Isso somado à bizarrice natural de David Lynch e um mixto de tecnologia futurista e retrô dos anos 80 (estilo Tron) entregam uma obra de caráter duvidoso, mas que criou uma legião de fãs. Experiência indigesta.

Um comentário:

Álvaro Martins disse...

É o pior filme do Lynch, embora seja bom filme.
Kyle Maclachlan é também protagonista do Twin Peaks..:)