domingo, 27 de setembro de 2009

OS PÁSSAROS - Demorei 27 anos para mergulhar na história de pássaros insandecidos que perturbam a população de uma pequena cidade americana. E valeu cada minuto... o filme é incrível!
É uma produção de 1962, o 50º filme da carreira de Alfred Hitchcock, e conta a história de uma garota que segue para uma pequena cidade atrás de um suposto provável namorado. E lá os pássaros começam a atacar os moradores sem explicação. Eles simplesmente atacam as pessoas, nada mais. O clima de suspense é total. E sem fazer qualquer uso de trilha sonora, efeito de imagem ou coisa parecida.
O que chama atenção também é como os personagens deste filme são bem construídos. Todos parecem ter um segredo, falam uns com os outros mas mantém o olhar retraído como se não quisessem entregar o jogo. Até o fim, você espera a bombástica revelação de qualquer um deles...
O medo vindo do inesperado, como dos pássaros, choca mais do que o medo vindo do lugar comum, como o escuro, uma porta rangendo ou pegadas subindo uma escada. E este é o grande trunfo!
Destaque para uma das cenas quando os persoangens caminham por uma rua tomada por pássaros por todos os lados, no chão, nas árvores e nos fios de alta tensão. A edição foi tal, que o clima fica tenso o tempo todo até cruzarem a tal estrada. Você espera pelo ataque a qualquer passo!!

Nenhum comentário: