sábado, 17 de outubro de 2009

NO HOTEL DA FUZARCA / OS GÊNIOS DA PELOTA - É sempre bom visitar ou revisitar os clássicos. Eu nunca havia visto nada dos Irmãos Marx, aliás apenas conhecia o Groucho, com aquele bigode e as sombrancelhas exageradas e o cachimbo no canto da boca. Nem sabia que eram 4, nem sabia que se chamavam Groucho, Harpo, Chico e Zeppo. Assisti aos dois filmes do título, curtos, pouco mais de 1 hora cada e não há como ficar indiferente.

O humor é ingênuo, simples, à lá Os Três Patetas, só que melhor. Os 4 Marx tem mais carisma do que os 3 trapalhões que se batem sem parar. Groucho é o fanastrão, parece uma metralhadora soltando plavaras atrás de palavras, sempre sacadas ótimas e tem o "andar do pato" que é genial. Harpo é mudo, aposta no humor físico, tem sempre um olhar infantil. Quase sempre divide a cena com Chico, o irmão que não perde sotaque italiano, é desconfiado e o "cérebro" (burro) das artimanhas. Zeppo só está lá pelo sobrenome, não faz nada demais, virou produtor depois que se sentiu deslocado após os primeiros filmes.

Os destaques ficam para as sequências de humor físico, como a das portas no Hotel da Fuzarca ou da pedra de gelo no quarto da mocina em Os Gênios da Pelota.

Nenhum comentário: