sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

BUTCH CASSIDY - Filme de 1968 que retrata os dois mais sanguinários e violentos bandidos que o velho oeste americano já viu, Butch Cassidy e Sundance Kid. Mas no filme, dirigido por George Roy Hill, que acabou sendo indicado ao Oscar de melhor diretor, o tom é outro. Os atores principais, vividos pelo já astro Paul Newmann e pelo ainda quase-anônimo Robert Redford, não conseguiram evitar o tom cômico nas interpretações, o que exigiu certas mudanças no oscarizado roteiro.
Mudanças que caíram muito bem, afinal a química entre os dois é perfeita. Foram 6 indicações ao Oscar e 4 prêmios, entre elas melhor música para Raindrops Keep Fallin´ on my Head, interpretada por B.J. Thomas, ocupando o lugar de Bob Dylan que recusou a proposta. Música que sonoriza a cena clássica do filme, em que Butch leva sua garota Etta para um passeio na mais nova das criações daquele período, a bicicleta.
Etta aliás é interpretada pela belíssima Katharine Ross (na foto abaixo) que pode ser vista no clássico A Primeira Noite de um Homem como filha de Mrs. Robinson e que acaba se casando com a personagem de Dustin Hoffman. Na cena da bicicleta Paul dispensou o uso de dublês, é ele mesmo quem faz todos aqueles malabarismos. Um faroeste engraçado, leve e com uma fotografia belíssima, que também foi oscarizada, aproveitando ao máximo o cenário naturalmente belo das montanhas do interior americano. O resultado foi tão satisfatório de crítico e público que o trio (o diretor George, Paul e Redford) se juntaria mais uma vez para o ainda mais premiado Golpe de Mestre, de 1973, que faturaria 7 prêmios Oscar.

Nenhum comentário: