domingo, 28 de agosto de 2011


FUGA ALUCINADA - Este é o tipo de filme que só se pesca quando se assite o clássico À Prova de Morte do Tarantino, porque ele cita Dirty Marry Crazy Larry o tempo todo! E ao assistir este filme de John Hough de 1974 se entende o porquê. A homenagem prestada pela obra de Tarantino a este aqui é muito clara!
Em Fuga Alucinada, Peter Fonda (ao voltante na foto acima) é Larry que, juntamente com sua "namorada" Marry e seu mecânico Deke realizam um pequeno roubo e se inicia uma perseguição à toda velocidade pelas estradas do interiorzão dos EUA. O carro do trio é um Dodge Charger mais do que potente que pouco a pouco vai alcançando o seu objetivo, mesmo sendo perseguido por inúmeros carros, motos e até um helicóptero.

O que mais empolga neste filme é justamente a característica única de algumas produções da, ao meu ver, melhor década do cinema de Hollywood. Tudo era muito cru, muito real e com um ronco de um carrão desse zumbindo o tempo todo não há como não se empolgar e torcer por esses foras-da-lei gente boa.

Naquela década, já como nos últimos anos da anterior, surgiu uma série de cineastas apostando apenas nas idéias e nas maluquices de uns roteiros contestadores, com forte questionamento político, dando voz à figuras mais obscuras da cadeira social. Este é mais um exemplo.


O formato do filme poderia ser um pouco mais ousado, ao meu ver, a montagem tradicional não segue a fluidez que o roteiro pede. Mas a diversão é total e Tarantino tem alcançado muito sucesso, não apenas com a genialidade das suas obras, mas resgatando filmes esquecidos.

Nenhum comentário: