sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

CONTRA O TEMPO (Or. Source Code) - Jake Gyllenhall aceitou fazer esse papel em mais um filme que tem tudo para virar cult. "Mais um" porque o mesmo Jake apareceu pro mundo no laureado Donnie Darko (que, devo dizer, é um filme que não agrada), em 2001. Depois disso, Jake fez, entre tantos 0utros, Zodíaco, O Segredo de Brockeback Mountain e por fim, este Contra o Tempo.




Disse no parágrafo anterior sobre tonar-se cult porque a história tem esta característica. Veja só - o filme começa com Colter (o personagem de Jake) acordando em um trem em movimento com uma mulher a sua frente lhe chamando de Sean. Desorientado, ele vai ao banheiro e se vê no espelho como outra pessoa, em sua carteira existem os documentos de outro cara. De repente o trem explode e ele acorda em outro lugar, uma cabine escura, como mostrado abaixo, onde apenas vê um monitor com uma mulher que se comunica com ele. Pelo monitor ele fica sabendo que é um agente desigado para missões especiais e por conta disso é enviado 8 minutos antes da morte de uma pessoa para tentar evitar que ela aconteça. Por isso, ele é enviado novamente ao trem, 8 minutos da explosão, para encontrar a bomba e o culpado. Em uma montagem que lembra um pouco o clássico alemão Corra Lola, Corra, Colten é enviado diversas vezes ao trem, até resolver o crime e evitar a explosão.



Daí é que vem o potencial para o cult, um roteiro que foge do comum e que, apesar dar amarrações forçadas e de alguns furos que às vezes parecem rombos, segue bem até o final. Aliás, final que indica com muita clareza, uma sequência.Vale a pena alugar/baixar. É um filme que não pede muito para ser assistido, não exige muito de quem assiste, mas diverte com uma proposta bem interessante.

Nenhum comentário: