segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O ARTISTA (Or. THE ARTIST) - Um título simples para um filme de roteiro igualmente simples e de formato tradicional, começo-meio-fim, que retrata um em que simplicidade e boas ideias movimentavam o cinema.
O Artista é um filme mudo e preto e branco, que conta a história de George Valentim, um ator de sucesso que se vê em cheque quando o estúdio para qual ele trabalha faz preferência pelo futuro, os filmes falados, apostando em uma menina, Peppy Miller, que cai no gosto de todos. Resistindo à "novidade", assim como tantos atores/atrizes na época como o próprio Chaplin a princípio, George Valentim decide por se desligar do estudio e continuar a sua carreira de forma independente, acreditando que a sua fama vai levar público às salas. George dá com os burros n´água e tem que se adaptar a essa novidade.
O filme, dirigido pelo desconhecido Michel Hazanavicius, traz dois atores igualmente desconhecidos nos papeis principais, o excelente e muito expressivo Jean Dujardin e a bela argentina Bérénice Bejo, além de John Goodman como dono do estúdio para qual os dois trabalham.
É doce, engraçado e emocionante na medida certa. Mostra com suavidade a transição pela qual o cinema passou naquele período do final da década de 20. Os atores principais mostram boa simpatia com o publico. O diretor francês Hazanovicius escolheu um formato interessante para contar sua historia e o resultado mostra que acertou em cheio, são vários os premios que o filme vem recebendo a cada premiação. Um filme belíssimo que remonta um período mágico do cinema, uma transição até certo ponto cruel, mas infreável.

Nenhum comentário: