segunda-feira, 26 de novembro de 2012

AS PALAVRAS (Or. The Words) - Pra começar diz-se que essa história é levemente baseada em Ernest Hemingway, famoso escritor norte-americano que "perdeu" páginas e páginas de obras suas durante os anos. Elas, obviamente, nunca chegaram a ser conhecidas. Clique aqui e confira!
De qualquer forma, As Palavras é um roteiro intrincado, rocambolesco, mas cheio de erros, ou pelo menos omissões, o que pode até ser pior. Brian Klugman e Lee Sternthal escreveram o roteiro de As Palavras em 1999 e fizeram o então desconhecido Bradley Cooper (o cara loiro do irritante "Se Beber Não Case") prometer que interpretaria um dos papéis principais da película. Treze anos depois Bradley manteve a promessa e atua na obra dirigida pela mesma dupla Klungman e Sternthal.

A obra-prima original...

... o sortudo que a encontrou e a publicou...

... e o cara que escreveu essa história toda.

São três histórias, uma "dentro" da outra. Um escritor viaja pra França nos tempos de guerra e escreve sua única obra prima, baseado em uma tragédia da sua vida pessoal. Mas não a publica e acaba perdendo seu material.

O jovem escritor e sua amada 
Décadas depois, já velho, o escritor (Jeremy Irons, excelente) encontra um novo escritor (Bradley Cooper) que acaba de ganhar notoriedade por ter publicado a história "perdida" pelo personagem de Irons, quando jovem.

Dois escritores - o que publicou e levou a fama (esquerda) e o real escritor (direita)
Toda essa história é contada em um livro publicado pelo personagem de Dennis Quaid, que a lê em uma daquelas leituras em público, para promover o livro. Parece complicado, mas não é tanto. E explicá-la em palavras não é tão fácil assim. Repetindo - são três escritores, com três histórias, cada uma dentro da outra.

Jeremy Irons, atuação soberba
Os problemas aparecem justamente quando a trama começa a ficar interessante. Nada de spoiler por aqui, mas eu diria que as motivações de alguns personagens em alguns momentos, principalmente na relação entre Bradley Cooper e sua esposa Zoe Saldana, são muito fracos e escancaram os furos no roteiro.

O escritor carregando uma valise com um conteúdo que vai mudar a sua vida
A história de Dennis Quaid também sofre na montanha-russa do roteiro, principalmente quando surge uma fã, que a princípio promete chacoalhar a trama. No final isso se comprova e acaba fechando o elo da corrente.

A fã que surge ao final para escancarar o maior plot de toda a trama
Mas assim como qualquer corrente, apesar de fechar um ciclo, é frouxa. No roteiro isso representa erros que, sim, comprometem toda a obra. Não entenda mal, é um bom filme, mas os furos... ah os furos.

Nenhum comentário: