domingo, 30 de dezembro de 2012

DESAPARECIDO - UM GRADE MISTÉRIO (Or. Missing) - Ultimamente venho tendo muito contato com um tema que sempre me intrigou por muito tempo, principalmente no período escolar - os anos de chumbo. Mergulhei a fundo nesse tema e passei a conhecer melhor as engrenagens que fizeram funcionar a ditadura no Brasil, na Argentina, no Uruguai e no Chile, nas décadas de 60, 70 e 80. Foi assim que voltei a ter contato com um dos mais importantes cineastas da história, cujas obras sempre tem um olhar voltado para a política. Trata-se de Costa-Gavras.

Costa-Gavras em ação
Z, de 1969, talvez seja a sua obra mais famosa. Lhe rendeu três indicações ao Oscar como roteiro, diretor e filme. O Oscar veio em 1983 com este Desaparecido - Um Grande Mistério, como melhor roteiro. Ainda concorreu em melhor ator, atriz e filme.

A capa do livro
Desaparecido é baseado em um livro (escrito por Thomas Hauser)  de mesmo nome que conta a história real de um jornalista norte americano, Charles Horman, que vai morar no Chile para analisar as consequências de um governo de esquerda no país, no caso presidido por Salvador Allende. Jack descobre uma ligação entre o governo norte americano e o chileno e começa a pesquisar o motivo dessa ligação. Allende é deposto por Pinochet e se inicia um período negro de forte repressão no Chile. Dado como desaparecido, Jack Horman, o pai, é avisado do fato e segue rapidamente para o Chile, para tentar localizar o filho. Aí está a grande angústia do pai, a busca por um filho que não sabe se está vivo. As autoridades afirmam que ele está, mas dão provas que apenas despistam a busca do pai, aumentando cada vez mais a agonia, que se arrasta por todo o filme. O pai é vivido com maestria por Jack Lemmon e sua nora é Sissy Spacek.

A busca pelo filho e pelo marido
É assustador reviver aqueles anos e reconstruí-los com tamanha eficiência. O exército nas ruas, atirando para o alto exigindo o respeito ao toque de recolher. Os corpos espalhados por Santiago e o Estádio Nacional, usado como campo de concentração. E saber que tudo isso foi feito graças à contribuição direta das ditaduras dos países vizinhos é o que mais incomoda. Todos foram cúmplices.

Dentro do Estádio Nacional
Para quem vê o filme e não está acostumado ao estilo do diretor, pode parecer cru demais, sem o uso de trilha sonora ou grandes trucagens, até simplório de uma certa maneira, mas este é o cinema de Costa-Gavras. Simples e eficiente. O mesmo não se pode dizer da busca de Jack Horman.

Nenhum comentário: