sábado, 12 de janeiro de 2013



AS AVENTURAS DE PI (Or. The Life of Pi) - Baseado num livro de um brasileiro, As Aventuras de Pi trazem aos cinemas mais do que um filme. Algo como uma poesia. Ang Lee é um dos poucos cineastas que consegue unir essas duas artes.

Ang Lee (de boné) em ação

Chega a ser inexplicável o quanto o seu mais novo filme, As Aventuras de Pi, é bom. Mais que isso, é extraordinário. É magnífico e grandioso. Em muitas maneiras. Pode parecer exagero, mas acredite, não é. É claro que muito vai de quem assiste, de quem se identifica com a história e com a busca do personagem, da forma como são assimiladas as metáforas, de quem se deixa embarcar na história. Este último talvez o mais importante.


A fúria de Pi, lutando pela sobrevivência
 A história se baseia no livro de um brasileiro. O gaúcho Moacyr Scliar escreveu o romance "Max e os Felinos" em 1981 sobre um jovem que acaba em um barco no mar, sozinho com um jaguar. Esta história de Moacyr baseou o livro "Life of Pi" de  Yann Martel, de 2001, onde o roteiro de Ang Lee se baseia.


O brasileiro Moacyr Scliar, criador da história que por fim acabou por basear o roteiro de "As Aventuras de Pi"

Pi é um jovem indiano que vive com seus pais e seu irmão mais velho Ravi em um zoológico, de propriedade própria. A família se vê em uma situação financeira complicada, cuja única saída é a devolução do terreno do zoológico para a prefeitura. Isso feito, eles colocam todos os animais enjaulados dentro de um navio e tem como plano seguir para o Canadá, onde reiniciarão a vida. Não é preciso dizer que eles tem sérios problemas na viagem. O navio é atingido por uma fortíssima tormenta e sofre um naufrágio. O jovem Pi se vê então dentro de um pequeno barco salva-vidas à deriva no oceano, tendo como companhia um tigre de bengala, que também escapara da tragédia e procurou abrigo no barco. Assim seus dias se passam, tendo que aprender a viver com um animal feroz em um ambiente desconhecido. Palco perfeito para os devaneios e questionamentos do "poeta" Ang Lee.


O confronto Pi x Tigre de Bengala
 O imperdível do filme está no simples fato de ser impossível saber o que pode acontecer na próxima cena. Tudo pode ser encarado como um trajeto que cada um de nós faz por toda a vida. Afinal, como não relacionar com a vida uma história de um jovem que precisa aprender os desafios de um ambiente desconhecido e hostil, vivendo na base do sem saída, a não ser encarar os problemas, ou seja, conviver com o tigre.


Quadros como verdadeiras pinturas
 Certamente, As Aventuras de Pi é o melhor filme de Ang Lee e já está entre os grandes que já assisti. Tudo o que foi lido aqui pode parecer exagero, mas tudo neste filme tem um significado muito forte para mim, o que para alguns pode não ser tão forte. O que fica para mim é uma imagem de um lindo filme, cheio de metáforas e uma mensagem profunda, sem falar no banho de bom cinema que Ang Lee dá. Mais uma vez. 


O tigre de bengala "companheiro" de Pi

Nenhum comentário: