segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013



2 COELHOS (2012) - Afonso Poyart. Quem é esse cara? Estreou no cinema em 2005 com o curta "Eu Te Darei  Céu" que pode ser visto na íntegra no site porta curtas (http://portacurtas.org.br/filme/?name=eu_te_darei_o_ceu). Em 18 minutos, Afonso conta a história de uma solteirona que na noite do seu aniversário recebe das amigas um garoto de programa de presente. Toda história se passa na casa da solteirona e mescla depoimentos dos dois com cenas e um único flashback. No curta, premiado com 4 kikitos, Afonso já faz uso de uma edição nervosa, cheia de cortes e planos mirabolantes com trucagens que compensam o fato do curta possuir apenas 1 cenário e 2 personagens. O curta realmente é muito bom, mérito total dele!

São Paulo como pano de fundo para "2 Coelhos"

O próximo passo de Afonso foi bolar uma história mirabolante envolvendo um rapaz que se envolveu em um acidente de carro ao lado da namorada, o que resultou em dois inocentes mortos. O pai do rapaz é dono de um restaurante e empregou por pena, outro rapaz, que tinha relação com os dois mortos no acidente. A namorada é casada com um promotor público e juntos eles representam um ladrão de alto calibre que está aguardando receber uma grana preta, 2 milhões de dólares, em troca de favores a um importante deputado estadual. Edgar, decide por um fim nisso tudo ao bolar um plano mirabolante ao matar 2 Coelhos com um tiro só, ou seja, o bandidão junto com sua gangue e o deputado corrupto. Parece confuso, e realmente é um pouco. Caco Ciocler e a sempre bela Alessandra Negrini estrelam essa pra lá de rocambolesca história.

Alessandra Negrini, interpreta "Julia"

Em 2 Coelhos tudo é muito videoclíptico, agressivo. O tempo todo. Tem sequências que ficam na cabeça, que marcam pela beleza, como o uso de slow motion, usando na sequência final na explosão de um carro.

Bom uso do slow contribui para a beleza de algumas sequências de 2 Coelhos

Os gráficos que a princípio só irritam e parecem ser exagerados com o tempo se mostram como parte integrante da trama e do estilo do próprio diretor. No começo todos aqueles efeitos gráficos me pareceram desculpas para um roteiro fraco e cheio de furos. Ledo engano. Apesar de alguns furos, bem claros por sinal, o filme se mostra interessante cada vez que se aproxima do clímax. Alguns personagens trocam de lados durante o filme e se mostram até mais importantes para a trama do que pareciam no começo.

Caco Ciocler em papel secundário, mas fundamental para a trama

Heitor Dália, Marcelo Gomes e Selton Mello já se estabeleceram como bons diretores da nova safra do cinema nacional. Fiquemos de olho então em Afonso Poyart, será que ele entra para essa lista? 

Nenhum comentário: