domingo, 17 de fevereiro de 2013

Para ele tudo é simples

CELEBRIDADES (Celebrity / 1998) - Woody Allen é um diretor que não tem medo de arriscar. Ele é tão premiado e respeitado no meio do cinema que ele se permite fazer qualquer tipo de filme. Os estúdios aceitam na hora, os atores não pensam duas vezes ao receber um convite dele, porque todos sabem que de um filme do Woody Allen sempre se pode esperar algo mais, algo diferente.

Theron incorpora modelo em Celebridades

Em Celebridades, totalmente feito em preto e branco, Woody coloca em xeque a postura de figuras importantes da mídia, do entretenimento, revelando o que já sabemos mas nunca vemos - celebridades envolvidas com drogas, viciadas em sexo, com ego gigante e acima de tudo problemáticas.

Celebridades de fama fácil

Melanie Griffith, Leonardo DiCaprio (recém Titanic), Charlize Theron, Winona Ryder, entre outros vivem as celebridades do longa, enquanto o casal Kenneth Branagh e Judy Davis são as pessoas digamos "comuns" no meio dos famosos. Eles formam um casal que vive uma vida diferente um do outro e acaba por se separar de comum acordo. O filme acompanha as desventuras dos dois, cada um na sua área, na relação com famosos ou na busca por se tornar famoso. Ele termina como um escritor ainda em busca do seu grande livro e ela sobe meteoricamente na carreira e termina como uma famosa apresentadora de um talk show.

Judy Davis tomando aulas com uma prostituta

O interessante é que tanto Branagh quanto Davis possuem papéis que se invertem durante o filme. No começo ele é seguro, deslumbrado com a fama que almeja, cheio de expectativas com relação a seu futuro, enquanto ela não espera nada, vivendo à sombra dele, perdida na vida. Os rumos das suas carreiras após a separação leva a uma total inversão de papéis no final de Celebridades. Ela passa a ser segura e confiante, ele passa a patinar, perdido na vida.

Melanie Griffith e Kennet Branagh 

Todo filme do Woody Allen tem um Woody Allen em cena, mesmo que não seja ele próprio atuando. Em Celebridades o personagem neurótico do Woody é encarnado pelo casal principal - Branagh e Davis são Woody, incorporando inclusive alguns tiques dele, como o gaguejo, a gesticulação constante, os ombros arqueados e o olhar pro chão. Aliás procure! É difícil assistir um filme do Woody Allen sem ter um personagem assim.

Branagh e Winona

Celebridades não é o melhor do Woody, não entra nem na minha lista dos 10 mais do diretor, mas cumpre seu papel - é engraçado e divertido em alguns momentos, principalmente com as críticas que faz às celebridades instantâneas e a forma como algumas delas tratam as pessoas à sua volta e até mesmo às pessoas que elevam outras desconhecidas à fama.

Nenhum comentário: