quarta-feira, 24 de abril de 2013

CONFISSÕES DE UMA MENTE PERIGOSA (Confessions of a Dangerous Mind / 2002)Charlie Kaufman é um dos roteiristas mais festejados de Hollywood - concorreu ao Oscar de melhor roteiro por Quero Ser John Malkovich, Adaptação e Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças. Ganhou por esse último. E escreveu também, a partir do autobiografia de Chuck Barris, o livro que deu origem ao roteiro de Confissões de uma Mente Perigosa.

O livro

Ao mesmo tempo George Clooney tentava ocupar em Hollywood um papel maior do que ocupava na época, que era o de um bom ator, respeitado, que já tinha feito Um Drink no Inferno, Batman & Robin e Além da Linha Vermelha, mas procurava cravar definitivamente seu nome além disso. A pouco, desde 1999, Clooney estava atuando também como produtor executivo em alguns filmes menores, mas almejava algo maior. De astro respeitado e produtor iniciante só lhe restava um caminho a seguir - a cadeira de diretor.

Clooney assumindo a cadeira de diretor

Quando o roteiro de Confissões de uma Mente Perigosa chegou às suas mãos, Clooney sabia que ali ele tinha que de cara mostrar a que veio e começou a mexer no roteiro de Kaufman, criando planos, sequências e outras alterações que só seriam possíveis se algumas alterações no roteiro fossem feitas. Kaufman não gostou nada daquilo. De qualquer forma, Clooney estava decidido a ter na direção o mesmo sucesso que havia tido na TV e no cinema.

Clooney como oficial da CIA

Confissões de uma Mente Perigosa conta a história de Chuck Barris, um ambicioso e egocêntrico produtor e apresentador de TV na década de 70 (vivido por Sam Rockwell na fase adulta e Michael Cera na sua fase pré-adolescência) que acaba por ser convocado por um agente da CIA (Clooney) a se tornar um dos encarregados do serviço secreto norte-americano para matar pessoas quando pedido. Chuck fica perdido no começo, mas acaba por aceitar o desafio. Os seus programas de TV premiavam com viagens internacionais os vencedores, e Chuck se aproveita das viagens para matar as pessoas a pedido da CIA. Obviamente em algum momento tudo eclodiria e o segredo seria descoberto, mas antes que tudo isso aconteça, Chuck cai fora e continua sua carreira como produtor e apresentador de TV.

Chuck em seu "emprego real"

e como agente da CIA

Clooney se mostra muito confortável, tendo ele mesmo quando criança frequentado estúdios de TV em companhia do seu pai Nick Clooney que também dirigia programas de TV. Os bastidores de TV são mostrados à exaustão aqui e muitos dos programas dirigidos por Chuck Barris e mostrados no filme - The Dating Game, The Gong Show, The $1.98 Game Show - podem ser facilmente encontrados no youtube com o autêntico Chuck Barris apresentando. Veja só.

O verdadeiro Chuck Barris

Sam Rockwell não é nada simpático e nem um grande ator, mas convence como o às vezes intragável Chuck Barris. Julia Roberts, Drew Barrymore e algumas participações especiais (sem falas) de Brad Pitt e Matt Damon abrilhantam o filme. Mas não apenas isso.

Brad Pitt em participação relâmpago

As invenciones de Clooney são a grande estrela aqui. Uma série de planos sequências com trocas de atores durante a cena, planos inusitados e escolhas diferentes fazem de Confissões de uma Mente Perigosa um filme, no mínimo, diferente. Não genial, aliás longe disso. Mas para a estreia na cadeira de direção Clooney até que vai bem.

Clooney, dirigindo Barrymore e Rockwell, se mostrou um criativo diretor

Nenhum comentário: