sábado, 6 de julho de 2013

O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA III

Ele está de volta, desta vez muito melhor!

O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA III (Leatherface: Texas Chainsaw Massacre III / 1990) - Tobe Hopper é o gênio por trás da saga do Massacre, mas depois do fiasco e das duras críticas principalmente dos fãs que a continuação de 1986 gerou, era de se imaginar que Hooper não comandaria uma possível parte III. Coube a um jovem amante do gênero - Jeff Burr com 25 anos à época - assumir a cadeira de direção. O roteiro de um também novato - David J. Show - pretendia dar à saga Massacre dois elementos, que estiveram ausentes na parte II, o sangue e o medo. 

Na parte I ele é impiedoso, na II é bobo e nessa III Leatherface é insano e coleciona "brinquedinhos"

O roteiro de Show não é lá dos mais originais - conta a história de um casal que viaja por uma estrada e acaba parando em um posto de gasolina. Lá eles são abordados por dois caras para lá de estranhos, um deles é Viggo Mortensen, que acabam brigando, um "mata" o outro, o casal foge.

O ainda não-astro Viggo Mortensen
Logo depois começa a ficar interessante, o roteiro passa a ser conduzido em duas frentes, com duas histórias paralelas. Outros dois personagens são perseguidos por Leatherface no meio de uma floresta à noite. Ele acaba por serrar uma menina ao meio, mostrando logo de cara que esse Leatherface não tem nada daquela baboseira cômica da parte II. O sangue jorra na cara dele. E na tela também.

Eles erram o caminho na estrada e se dão mal

À procura do namorado, a menina entra em um casarão e aí seu destino é selado. Ela vê uma menininha no pé da escada e a segue. Em seu quarto carcaças e ossadas estão espalhadas pelo chão e a criança enfia um lápis no calcanhar da moça, jorrando sangue pra todo lado. Um grande personagem esse da menininha, a primeira criança da família Saw.

Parte da família Saw

Na cozinha, a moça está presa na cadeira e Viggo Mortensen, prega as mãos da moça, numa cena forte de se ver. A mãe Saw aparece, uma velha descabelada em uma cadeira de rodas e logo surge Leatherface empunhando a sua motosserra com detalhes dourados com a inscrição "The Saw is Family".

A inscrição da serra

Enfim, muito sangue, tortura e mais mortes até que surge aquele cara que foge do Leatherface na história paralela que o roteiro prevê. Numa boa virada o cara reaparece, salva a menina e Leatherface começa a perseguí-los. Aí no final... só assistindo.

O insano Leatherface da parte III

Fiquei muito feliz com essa parte III, um filme que respeita a história do original e tenta ao máximo se aproximar do que o filme de Hooper conseguiu lá em 1974. Aqui o roteiro é ótimo, maduro em comparação com a continuação, enxuto, sanguinolento e com algumas boas reviravoltas.

A parte III trata a saga com todo respeito 

Leatherface é tratado com muito respeito. Burr cria um personagem insano, amedrontador. Ele é ao mesmo tempo rápido e pesadão, grita forte e usa uma máscara medonha, a mais bem feita de toda saga. Máscara essa que é usada na abertura do filme quando Leatherface é mostrado "confeccionando" a máscara, cortando e costurando pedaços de pele.

O cartaz do filme deixa claro - Leatherface é o grande astro

Um filme notável - o melhor da saga depois do original.

A última cena

Assista abaixo o trailer de O Massacre da Serra Elétrica parte III:


Nenhum comentário: