segunda-feira, 26 de agosto de 2013

NA ESTRADA (2012)


NA ESTRADA (On the Road / 2012) - Não se pode começar a falar do filme Na Estrada sem mencionar de cara a importância do livro de mesmo nome. On the Road foi lançado em 1957 por Jack Kerouac e serviu como base-inspiração para toda uma geração que entrava nos anos 60 questionando tudo, principalmente a forma como os jovens eram deixados de lado, sendo obrigados a seguir apenas os mandos e desmandos dos seus pais - os homens geralmente acabavam com a mesma carreira do pai e as mulheres seguiam os passos das mães refugiando-se em cozinhas. Nada mais.

Walter Salles à esquerda durante Na Estrada 

A partir dos anos 60 muita coisa mudou e o livro de Kerouac catapultou toda uma geração que queria algo mais da vida através de Sal e Dean, que assumiram no livro as personalidades de Jack e seu amigo Neal Cassady, que contavam as suas andanças pelas estradas dos EUA por quase uma década. Tudo isso regado a muita bebida, benzedrina e garotas. Por causa do livro Jack Kerouac é considerado um dos principais nomes do movimento beat. Francis Ford Coppola comprou os direitos do livro nos anos 90.

Sal e Dean colocam o pé na estrada

Walter Salles (do também road movie Diários de Motocicleta) topou o desafio de dirigir o filme que chegou aos cinemas em 2012. Nele Sam Riley (o eterno Ian Curtis de Control) faz Sal e seu grande amigo Dean é vivido por Garrett Hedlund. Kristen Stewart a sem-sal menina da saga Crepúsculo vive Marylou a acompanhante deles e de mais tantos outros. Como coadjuvante Na Estrada tem um time de peso - Alice Braga, Amy Adams, Viggo Mortensen, Kirsten Dunst e Steve Buscemi.

Marylou, uma jovem de muitos amores

Seguindo boa parte como retrato fiel do livro, os dois amigos viajam de forma errante e nem sempre lado a lado algumas cidades norte-americanas (Denver, Alabama, Colorado, Texas, Louisiana...), seja dirigindo carros roubados, de carona ou a pé mesmo. Comida vem de gratidão das pessoas que encontram ou fruto de pequenos roubos a mercearia e essas coisas. Dinheiro é quase nulo.

Alice Braga

A polícia os para o tempo todo, a maioria das vezes por dirigir em alta velocidade ou por suspeitar do uso de drogas, o que é constante. O principal estimulante é a benzedrina que tomam junto com café. O lema deles é aproveitar o momento como se fosse o último.

Viggo Mortensen

Sexo acontece o tempo todo. É uma escapatória para a difícil vida que levam por opção.

Amy Adams

A felicidade pela liberdade total. Você faz da sua vida o que quiser, ela é sua. Com o passar do filme (e das páginas) as situações ficam mais sérias, os anos passam, as pessoas jovens vão arrumando trabalhando, se acertando na vida, e Sal e Dean vão ficando pra trás. Eles caem na real quando encontram os coadjuvantes amalucados (Amy Adams), psicóticos (Viggo Mortensen), sem futuro (Alice Braga) e já velhos sem objetivos grandes na vida (Steve Buscemi).

E Marylou dança

A vida de desejos extremos e perdição se mostra cruel com os filhos que Dean vai deixando pelo caminho. Sem falar na figura do seu próprio pai, um mendigo. A levar a vida desse jeito o futuro de Dean não parece ser diferente - é o que o final do filme aponta.

Os "inseparáveis" amigos durante a jornada

Na Estrada é tão fiel ao livro que emociona na mesma medida, concorreu a Palma de Ouro em Cannes de 2012. Mas é "respeitoso" a ponto de saber o seu lugar como um bom filme, mas longe de ser um marco no cinema, assim como foi e ainda é o livro de Jack Kerouac no mundo literário.

Jack Kerouac (Sam Riley) termina sua obra prima

Veja abaixo o trailer de Na Estrada.


Nenhum comentário: