sábado, 24 de agosto de 2013

O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA IV - O RETORNO



O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA IV - O RETORNO (The Return of the Texas Chainsaw Massacre / 1994) - Kim Henkel é o produtor do Massacre original, um filme-fenônemo em muitos sentidos. De uma certa maneira Henkel sempre esteve associado a saga de Leatherface e sua família em quase todos os filmes. Em 1994, ele assumiu a cadeira de direção pela primeira e única vez na sua carreira e tinha um objetivo complicado - reconquistar os fãs do filme original e conquistar o público jovem do início dos anos 90, ao mesmo tempo que fazia com que todos esses esquecessem as duas criticadas sequências de 1986 e 1990.

Cenas noturnas 

Os méritos deste quarto filme da série são de certa forma questionáveis. Renée Zellweger fazia aqui o seu terceiro longa, Matthew McConaughey seu quarto. Ambos ainda não tinham grande destaque em suas carreiras. Em Massacre IV teriam sua grande chance. E aproveitaram muito bem.

McConaughey e Zellweger

Zellweger faz Jenny, a menina que cai nas mãos dos sádicos caipiras da família Saw e passa 90% do filme com cara de pânico e soltando gritos aterrorizados. McCounaughey vive Vilmer, o mais doentio componente da família Saw, que ainda é composta por Darla que vive sua namorada, Slaughter um magrelo que seria como o Carona do primeiro filme e é claro, Leatherface.

Zellweger capturada

Aliás Leatherface merece um destaque. No primeiro ele dá medo, no segundo faz rir (de vergonha), no terceiro é ainda mais assustador. Robert Jacks faz neste 4 um Leatherface travesti, sempre vestido de mulher, com colar, brinco e batom. Até mesmo na cena do jantar ele põe um vestido de noite e fica passando batom sentado a mesa e na cena final rodopia a sua motosserra como a antológica cena do primeiro filme. É triste (para não dizer ridículo) como o Leatherface foi retratado aqui.

Leatherface não passa de um travesti neste quarto filme...

Embora é bom que se diga esse é o Leatherface que mais grita comparado com todos os outros e isso sim assustam em alguns momentos.

...mas mantém o susto em alguns momentos

Leatherface é o personagem-símbolo da saga e muitas críticas caíram sobre Kim Henkel sobre o motivo de ter feito Vilmer (McConaughey) o personagem central da trama. Vilmer mata mais e é mais sádico, doentio e assustador que o próprio Leatherface. A motoserra aliás acaba sendo coadjuvante.

McConaughey está tão bem no filme que seu personagem acaba sendo mais importante que Letherface

No final das contas O Massacre IV só vale pelas boas interpretações de Zellweger e McConaughey, mas decepciona por fazer parte da saga que faz.  



Nenhum comentário: