domingo, 11 de agosto de 2013

WOLVERINE: IMORTAL (2013)



WOLVERINE: IMORTAL (2013 / The Wolverine) - Alguns atores ficam marcados pelos personagens que interpretam. Por mais genial que tenha sido é impossível desvincular Marlon Brandon de Vito Corleone, por exemplo. Harrison Ford jamais deixará de ser Han Solo ou Indiana Jones, Christopher Reeve não conseguiu durante toda a sua vida se soltar da imagem de Superman. Hugh Jackman também alcançou esse patamar. Afinal contando com este Wolverine: Imortal esta já é a sexta personificação de Jackman como o herói-mutante da Marvel. Isso sem falar em outra continuação da série X-Men, prevista para 2014.

Cada vez mais difícil desvincular Jackman de Logan

Muitos foram apontados como possíveis diretores deste longa, entre eles Guillermo Del Toro e o brasileiro José Padilha, que acabou preferindo ficar com Robocop. James Mangold, capaz de bombas como Encontro Explosivo com Cameron Diaz e Tom Cruise, e genialidades, como Johnny e June com Joaquin Phoenix e Reese Whiterspoon, foi o escolhido para a direção.

James Mangold em ação

O próprio Mangold definiu que Wolverine: Imortal é uma sequência direta do terceiro capítulo da série, X-Men: O Confronto Final de 2006, onde os mutantes acabam renegados e isolados cada um a sua sorte. Wolverine então se refugia nas montanhas e é exatamente ali que ele inicia a sua saga em Wolverine: Imortal.

Wolverine enfrenta a máfia japonesa

O filme começa com a bomba atômica em Nagasaki. Logan protege Yashida, um soldado japonês, do que seria a morte certa, usando seu corpo e sua habilidade de auto regeneração como escudo. Esse evento inicial é o que desencadeia toda a história. Anos depois Logan é levado ao Japão para atender um último pedido do velho Yashida, à beira da morte. Yashida diz a Logan ter a tecnologia para lhe tirar a imortalidade, curando segundo ele do "mal" que o aflige.

Yashida na cena da proposta

Ainda naquele noite, Logan acorda no meio da noite com um beijo da Viper, mutante que tem o poder de lhe tirar o dom da regeneração. E isso acontece. A pouco (ou nada) conhecida Svetlana Khodchenkova vive a Viper. Mas por pouco o papel não acabou com Jessica Alba. Seria melhor, para um papel tão importante.

Svetlana e sua personagem, a Viper (Madame Hydra)

Aí começa a queda de Wolverine. Membros da Yakuza começam a perseguir Mariko, neta e herdeira do império milionário de Yashida. Logan passa a acompanhá-la e protegê-la da máfia japonesa. O problema é que ele não tem mais a regeneração e baleado, começa a sentir as dores das incontáveis lutas que trava com os mestres das artes marciais da Yakuza.

Mariko e Logan por Tóquio

Em uma dessas escapadas ao lado de Mariko, Logan trava uma luta de tirar o fôlego em um trem bala. É certamente a melhor sequência de ação de todo o filme. Ele se segura agachado e cravando as garras no teto do trem e luta com os caras a mais de 400 quilômetros por hora. É uma cena completamente irreal, é claro, mas muito boa.

No teto do trem bala, a melhor cena de ação do longa


OS PRÓXIMOS PARÁGRAFOS CONTÉM SPOILERS

Mariko acaba nas mão da Yakuza. E Wolverine acaba por retomar seu poder de rápida recuperação. Como? Ele descobre que o beijo da Viper depositou um parasita em seu corpo, como se fosse um sanguessuga. Arrancando o parasita, Wolverine volta a ter a sua força e vai com tudo para resgatar Mariko.

Nem samurai é páreo para Wolverine

Seguindo os traços deixados por Mariko, Wolverine chega ao esconderijo de Viper, que lhe apresenta o Samurai Prata, um monstrengo de 3 metros de altura, também feito de adamantium, assim como os ossos de Wolverine. Sem demora começa a luta entre "iguais".

O Samurai Prata duelando com Wolverine

O grande samurai corta as duas garras de adamantium de Wolverine e quando o seu "capacete" se abre Yashida está lá dentro, o seu amigo que havia fingido ter morrido para conseguir o dom da eternidade de Wolverine. Com Wolverine abatido sem as garras, Yashida inicia o processo de sugar o dom da eternidade, mas Yukio, uma mutante que funcionava como uma espécie de "guarda-costas" de Wolverine, pega as garras de Wolverine acerta no robozão. Wolverine "acorda" e termina de matar de vez o tal Yashida.

Nos quadrinhos o duelo com o Samurai Prata


FIM DOS SPOILERS

Não levante da cadeira após os créditos! Tem uma cena extra que (quase) faz valer o filme todo. Logan volta para os Estados Unidos dois anos após o ocorrido. E, sem adamantium no corpo, passa pelo detector de metais do aeroporto sem problemas. Mas logo atrás dele surge Magneto e tudo começa a tremer. No momento que ele arma a garra (não de adamantium) para atacá-lo algo o faz parar. Surge então Xavier, que alerta Logan sobre uma nova ameaça para a raça mutante. É o start de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, o sétimo filme da série que estreia em 2014.

Yukio nos quadrinhos e no filme: a "guarda-costas" de Wolverine

O problema com relação a Wolverine: Imortal é claro. Um voo solo talvez tenha sido demais para o personagem. X-Men funciona e tem graça em equipe e por mais que Viper e Yukio aqui também sejam mutantes, a grande estrela é Wolverine, um mutante só no meio dos "normais". Justamente por isso acaba perdendo a graça da série X-Men.

Viper troca de pele

Não entenda errado! Wolverine é um grande personagem e entendo que essa escolha tenha sido proposital, já que esse é o único filme relacionado a saga X-Men que não leva o nome X-Men em seu título. Eles queriam mesmo um filme só com o Wolverine, mas na minha opinião assim o filme perde a graça e até o próprio Wolverine perde a força.

Wolverine acorda de um dos seus pesadelos

Nem o primeiro filme solo de Wolverine de 2009 era assim, os holofotes eram divididos também com Dente de Sabre, Gambit e alguns outros. O X-Men funciona com todo o time, sozinho se perde um pouco.
Veja abaixo o trailer de Wolverine: Imortal.



Nenhum comentário: