sábado, 28 de setembro de 2013

PODER SEM LIMITES (2012)



PODER SEM LIMITES (Chronicle / 2012) - Josh Trank reuniu os amigos para fazer esse Poder Sem Limites. Ele tinha 26 anos e queria estrear como diretor quando caiu em suas mãos um roteiro amalucado de Max Landis, filho do renomado diretor John Landis (Irmãos Cara de Pau, Um Príncipe em Nova York, Trocando as Bolas e tantos outros clássicos dos anos 80 e 90). Josh não pensou duas vezes.

Josh Trank (de preto) em ação

O roteiro gira em torno de Andrew, um deslocado na escola que apanha dos valentões, não tem moral com nenhuma garota e em casa é espancado pelo pai geralmente bêbado. O único amor que recebe vem da sua mãe que não sai da cama com uma doença terminal e do seu primo Matt. Para se defender da sua convivência difícil com as demais pessoas e até certo ponto intimidá-las, Andrew passa a documentar toda a sua vida diária com uma câmera de vídeo que leva para cima e pra baixo. Como um falso documentário (como feito em Cloverfield, por exemplo), é a partir dessa câmera (e de outras câmeras) que se acompanha a trajetória de Poder Sem Limites.

O céu não é o limite

Andrew, Matt e outro amigo, Steve, descobrem uma cratera no meio da floresta e descem até lá. Encontram um cristal azulado que muda de cor. O tocam. Tem medo e excitação ao mesmo tempo. De repente aparecem do lado de fora e dali suas vidas jamais será a mesma.

Saindo da cratera, diferente.

Os três passam a ter poderes, tudo controlado pela mente. Movem coisas pequenas, como peças de lego e bolas de beisebol, depois passam a coisas maiores como bichos de pelúcia em lojas de brinquedo e por fim coisas grandes como carros estacionados. Tudo isso é mostrado pela visão da câmera, eles reagem animados e tudo ganha mais e mais veracidade pela forma de captação.

Até a câmera é controlada pelo poder da mente, mostrando a história de forma introspectiva

Até descobrirem que podem voar. Brincam no meio das nuvens, jogam futebol americano, planejam passar cada final de semana em um país diferente. Nem mais o céu é o limite para os três.

OS PRÓXIMOS PARÁGRAFOS CONTÉM SPOILERS

Não demora para que as coisas saiam do controle. Andrew, o único que desde sempre sofrera com bullying na escola passa a usar esses poderes para se defender e, pior, se vingar dos que sempre zoaram com ele. Dessa forma ele começa a se transformar em um agente do mal. Em um dos seus acesos de raiva, provocado pelas constantes brigas com seu pai, Andrew sobe aos céus, fiando entre as nuvens. Procurado e questionado Steve, Andrew se irrita, gera raios, trovões e mata seu amigo Steve.

Com tanto poder a coisa só poderia sair do controle

Justamente por ser o que mais raiva acumula Andrew é o mais poderoso dos três. Matt tenta controlá-lo exigindo que não faça uso dos seus poderes em público. Mas não adianta, Andrew já está transformado.

O lado negro da força

Por fim, Andrew acaba no hospital após ter causado uma explosão num posto de gasolina, onde pretendia obter dinheiro para o remédio da sua mãe. Ela morre pouco depois. No hospital seu pai o visita, acusa-o de ser o culpado pela morte da mãe. Andrew então voa para fora do quarto e arremessa seu pai longe. Matt aparece, resgata seu pai e começa uma batalha entre os dois "super poderosos".

Na batalha no céu vale tudo

Bombeiros, policiais, imprensa, tudo acompanha ao vivo enquanto os dois duelam e destroem boa parte da cidade. Por fim, Matt desloca uma estátua e empala Andrew e foge para o vôo no infinito. Acha refúgio nas montanhas do Tibete, onde o filme acaba.

FIM DOS SPOILERS

O filme de Josh Trank vai bem, surpreende mesmo, principalmente pelos efeitos muito bem realizados. A escolha de filmagem como um falso documentário agrada e casou muito bem com o filme que o roteiro pede. Os atores desconhecidos também ajudam no resultado final. Poder Sem Limites não é uma total perda de tempo, vale a pena.
Veja abaixo o trailer de Poder Sem Limites.

Nenhum comentário: