quarta-feira, 30 de outubro de 2013

INTRUSOS (2011)

Os perigos da noite
INTRUSOS (Intruders / 2011) - O pior sentimento que pode ser expressado ao final de um filme é a indiferença. Gostar ou não, achar bom ou ruim, rir em um drama ou chorar em uma comédia vai de cada um, mas a indiferença não garante nenhuma recordação do filme, tudo será esquecido logo após os créditos. É esse o sentimento que fica ao final de Intrusos.

O diretor Juan Carlos Fresnadillo em ação

São duas histórias paralelas. A de um menino e sua mãe na Espanha e a de uma menina e seu pai, vivido por Clive Owen, na Inglaterra. Todos os quatro personagens são perturbados durante a noite na escuridão de seus quartos por um "fantasma" por assim dizer, chamado Sem Face. Ele surge para "roubar" a face das crianças e poder recuperar um rosto.

Clive Owen tenta salvar a filha do Sem Face

A menina passa a ser perseguida após encontrar num buraco em um tronco de árvore uma caixinha de madeira com um papel dentro. Nele estava escrito um conto sobre um homem que não tinha rosto. Ela decidiu ler a história na sua escola, como se fosse uma redação escrita por ela mesma. A partir daí ela passa a ser perseguida pelo fantasma.

Pai e filha tentam exorcizar o medo

As duas histórias, a princípio, não possuem qualquer ligação. O filme flutua entre as duas tendo apenas como ligação o tal fantasma. Obviamente isso cai por terra com o decorrer do filme.

Tem alguma coisa no armário...

OS PRÓXIMOS PARÁGRAFOS CONTÉM SPOILERS

Um pequeno flashback deixa tudo claro. O menino espanhol havia descrito em um papel a história de um homem que invadira a sua casa e tentou violentar a sua mãe. Ele impediu. Como estava muito escuro o menino não conseguiu ver o seu rosto, chamando-o então de Sem Face. O homem acabou despencando do alto da casa dos dois e morreu.

Tapando os olhos para não ver o Sem Face

Para exorcizar esse trauma, o menino escreveu a história colocou numa caixinha de madeira e escondeu dentro do buraco de uma árvore. O menino não é outro senão o próprio Clive Owen e a história do papel é encontrada por suja filha que passa a ser perseguida pelo tal fantasma também.

Mãe segura o filho com forçam evitando o Sem Face

FIM DOS SPOILERS

Isso não ajuda a melhorar o filme, que é realmente muito ruim. Como suspense não funciona, como terror não chega nem perto, como fábula... é bom parar por aqui.

Ao final do filme você também ficará assim - sem expressão (de tão ruim)

Veja abaixo o trailer de Intrusos.


Nenhum comentário: