domingo, 20 de outubro de 2013

OBLIVION (2013)



OBLIVION (2013) - Nem só de grandes nomes vive o cinema, tem um pessoal que está vindo com tudo, sabendo respeitar o que já foi feito e abrindo as portas para o que há de novo por vir. Joseph Kosinski não é nenhum novato, nasceu em 1974, mas já de cara foi cotado para estrear na direção com a continuação da saga Tron. O resultado foi um elogiado Tron: o Legado, com uma trilha sonora que soube valorizar o que havia sido feito na década de 80 e criou um novo rumo pra história.

O planeta Terra do futuro em 2077

Três anos depois ele entrega esse Oblivion, um filme cheio de pretensões. Em 2077 o planeta está completamente devastado após uma guerra entre os humanos e uma raça alienígena chamada de saqueadores. Os humanos restantes saíram da Terra e moram em uma lua de Saturno, chamada Titã.

A Terra vista de cima, de Tet, a nave mãe

Tom Cruise (vivendo Jack) e sua esposa são os dois únicos humanos que ainda moram por aqui. Eles trabalham na manutenção das fontes de energia que alimentam Titã e também a protegem de possíveis ataques dos saqueadores.

Marido e mulher, "únicos" habitantes da Terra

A história começa a mudar de figura quando Jack acaba sendo levado a um confronto com alguns saqueadores. Sem sucesso acaba capturado. No esconderijo dos saqueadores, Jack acaba descobrindo que os saqueadores são na verdade seres humanos que servem como resistência ao Tet, que "comanda" o trabalho de Jack e sua esposa. Segundo eles Tet mente para todos, criando uma realidade mentirosa para esvaziar de vez o planeta dos humanos. Morgan Freeman é o líder dos saqueadores.

Freeman lidera os saqueadores

Tet cria regras e aponta que devido a guerra uma certa parte do planeta jamais pode ser visitada por estar completamente contaminada por radiação nuclear. Após fugir dos saqueadores Jack acaba entrando em um desses centros de radiação e percebe que ali não há radiação alguma e pior, acaba encontrando outro de si, um clone. Descobre também que a sua esposa também foi clonada. Isso confirma que Tet mente para controlá-los. Jack junta-se aos saqueadores e lidera um ataque ao Tet.

O que acontece em Oblivion?

Concordo, é uma viagem sem tamanho, mas de certa forma todo filme de ficção científica não o é? Kosinski vai bem, comanda firme o bom Oblivion e garante uma boa diversão. Tem aqueles clichêzinhos básicos de qualquer filme do gênero e de qualquer filme do Cruise, mas vai bem. Para quem gosta do gênero Oblivion não faz feio não.
Veja abaixo o trailer de Oblivion:

Nenhum comentário: