domingo, 3 de novembro de 2013

HELENO (2011)

Heleno de Freitas, o primeiro bad boy do futebol brasileiro

HELENO (2011) - Você sabe quem foi Heleno? É uma pena, mas muitos não sabem. Heleno de Freitas é um nome famoso no futebol brasileiro, principalmente entre os apreciadores do futebol de antigamente. Ele fez seu nome com a camisa do Botafogo, clube que defendeu por 8 anos. Depois jogou pelo Boca Juniors e mais outras quatro equipes. Pela seleção brasileira foram 18 jogos e 19 gols. Mas Heleno era mais conhecido pelo seu jeito "jogador-problema" de ser, hoje seria um bad boy.

Santoro e Heleno de Freitas

Boa vida, boêmio, mulherengo e dentro de campo briguento, catimbeiro e estrela. Foram 39 anos vividos a mil, ele morreu louco em um sanatório após ter contraído sífilis, 9 anos antes. Tudo isso é contado no filme Heleno de José Henrique Fonseca, o mesmo diretor do bom O Homem do Ano.

Santoro e Fonseca, o diretor

A cinebiografia viaja de tempo a tempo, flutuando entre o Heleno jogador e o Heleno interno do sanatório. Rodrigo Santoro vive o craque e é, sem dúvida, a grande força do filme, tanto que venceu três prêmios pela atuação em festivais no Brasil, em Lima e Havana. Na tela Santoro é preciso e nos faz comprar a figura de Heleno, nos fazendo amá-lo ou odiá-lo mas sem nunca ignorá-lo, isso é impossível. Alinne Moraes vive Silvia, sua mulher.

Nem casado Heleno sossegou

A escolha de José Henrique Fonseca pela fotografia em preto e branco também se mostra um acerto na conturbada vida de Heleno. Um Rio de Janeiro clássico dos anos 40 e 50 é revivido muito bem, sem contar que o fato de Heleno passar quase todo o filme como jogador do Botafogo, ajuda na questão do filme ser em PB.

Heleno e sua segunda pele

Mais um bom filme de uma safra recente rica do cinema nacional. Uma cinebiografia de respeito, sobre um jogador que talvez merecia melhor sorte, tanto na vida profissional, mas principalmente na vida pessoal.

O trágico fim aos 39 anos 

Veja abaixo o trailer de Heleno:

Nenhum comentário: