domingo, 17 de novembro de 2013

QUADRILHA DE SÁDICOS (1977)



QUADRILHA DE SÁDICOS (The Hills Have Eyes / 1977) - "Eles queriam ver algo diferente, mas algo diferente os viu primeiro", diz o início do trailer de Quadrilha de Sádicos, dirigido por Wes Craven, um gênio de um gênero complicado - o terror. Aliás como não chamar de gênio a mente doentia por trás de Freddy Krueger, que rendeu oito filmes e um remake, e Ghostface da série de quatro filmes do Pânico. Em 1977, então com 38 anos, Craven lançava seu terceiro longa metragem como diretor, que no Brasil recebeu a ótima "tradução" de Quadrilha de Sádicos

De longe a família é observada por algo

Craven nunca escondeu ser muito fã de Tobe Hooper e pretendia em Quadrilha de Sádicos fazer uma homenagem a O Massacre da Serra Elétrica. E conseguiu. As semelhanças nas histórias são grandes. Em Quadrilha de Sádicos uma família de 6 pessoas e um bebê de colo acabam com o carro e seu trailer quebrados no meio do deserto do Texas. Presas fáceis para uma família doentia de caipiras canibais.

Os caipiras dos desertos americanos, sempre eles

Eles atacam a família quando o pai e o genro saem para buscar ajuda, ficando só as mulheres no trailer. A intenção dos caipiras não é criar medo e sim roubar e matar, sem cerimônia, um a um os visitantes. Ao entrar no trailer dois caipiras matam a mãe e uma das filhas e sequestram o bebê, além de saquear o estoque de comida da família. Ah claro, um deles arranca à dentadas a cabeça de um passarinho preso na gaiola.

O pânico do desconhecido

Com a morte de três entes da família (descobre-se depois que o pai também foi morto) e o sequestro do bebê, o resto da família separadamente passa a buscar vingança contra os caipiras sádicos. O cachorro da família acaba devorando parte da perna de um deles, enquanto dois deles se vingam de um dos caipiras ao  esfaqueá-lo e por fim outro evita a morte do bebê e se vinga cravando inúmeras vezes a faca no peito de outro caipira. E assim acaba o filme, seco. A intenção de Craven era justamente deixar a plateia com um nó na garganta ao encerrar sua história de forma tão brusca.

O ator Michael Berryman fez fama no gênero a partir desse filme

Aqui não há vencedores. Na guerra entre a família comum e a canibal as perdas são grandes nas duas partes. As duas famílias praticamente se acabam. E é interessante de notar além da homenagem ao Massacre, que é muito óbvia, tem outra não tanto. Na cena em que os sádicos invadem o trailer da família é possível se notar colado à parede um pedaço rasgado do pôster do filme Tubarão de Spielberg, de 1975, considerado na época o filme de terror definitivo. Então, colar um pôster rasgado de Tubarão na filmagem significa que Quadrilha de Sádicos assume esse papel e assusta bem mais do que Tubarão.

O pôster de Tubarão na cena de Quadrilha de Sádicos

Curioso que em Evil Dead II, feito em 1987, há uma cena no porão da cabana que tem colado na parede um pôster rasgado de Quadrilha de Sádicos, como que dizendo que a partir daquele momento Evil Dead II seria mais assustador do que Quadrilha de Sádicos. Fica a cada um decidir esse impasse.

O pôster de Quadrilha de Sádicos na cena de Evil Dead II

Veja abaixo o trailer de Quadrilha de Sádicos:

   

Nenhum comentário: