sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

A VIDA SECRETA DE WALTER MITTY (2013)

Correndo atrás do que se acredita - bela mensagem em um fraco filme

A VIDA SECRETA DE WALTER MITTY (2013) - Não gosto do Ben Stiller, nunca gostei e provavelmente nunca vá gostar. Isso faz com que eu tenha os dois pés atrás quando vou assistir a qualquer filme dele. Sempre achei que Stiller está sempre mais preocupado com a sua imagem, quer aparecer mais do que os outros, ou mais que todos, nem sempre com sucesso - em Trovão Tropical ele é claramente engolido por Jack Black e Robert Dowley Jr., apesar de fazer as vezes de principal, o mesmo acontece em Vizinhos Imediatos de Terceiro Grau onde só dá Vince Vaughn na tela.

Ben Stiller em sua grande especialidade - valorizar a si próprio

Alguém colocou na cabeça dele que ele sabe dirigir. Além de Trovão, Zoolander - que afirmo sem medo ser o pior filme que já assisti em toda a minha vida - e O Pentelho, ele embarcou no remake de 1947 de A Vida Secreta de Walter Mitty, onde para comprovar a minha teoria sobre ego, ele dirigiu e atuou no papel título. Um desastre, é claro.

Basta fechar os olhos que Walter Mitty está lá!

Walter Mitty, vivido por Stiller, é um homem comum, que trabalha na revista Life com revelação das fotos enviadas pelos repórteres. Ele vive a última edição da revista, que está para se transformar em digital e abandonar a edição impressa. Fica a cargo de Mitty a revelação do fotograma 25 que é a foto mais importante da história da revista e deve ser a capa da última edição, indicação do fotógrafo vivido por Sean Penn, que está incomunicável, viajando pelo mundo. O negativo 25 não é encontrado e Mitty tem que correr atrás desse tal fotograma desaparecido.

Sean Penn, que aparece pouco, mas movimenta o filme

Mitty é um homem, digamos, que não consegue prender a atenção em uma mesma coisa por muito tempo, esse é a tal vida secreta que o título promete. Ele se vê, invariavelmente, se metendo em confusões mentais e viajando para locais irreais em situações fantásticas, comprovando um escapismo que busca um homem que leva uma vida ordinária.

Mitty e seu amor "improvável" 

De uma "abelha trabalhadora" com uma vida sem graça, Walter Mitty se transforma em menos de um mês (que é o tempo que ele tem antes da impressão da última revista) em um cara aventureiro, que viaja o mundo atrás do tal fotograma 25. Menos crível impossível.

Do nada, de uma hora pra outra, o pacato vira aventureiro

Talvez eu devesse entrar na história, comprar a ideia, mas é impossível, para mim a história não colou. Aliás nada colou a começar como Ben Stiller tentando viver um aventureiro. Não recomendo A Vida Secreta de Walter Mitty, acredito quer os sonhos megalômanos do diretor Stiller atrapalharam um filme que se ficasse no simples poderia ser uma fábula até simpática. Não precisa ter ido ao Himalaya, Afeganistão, Islândia para contar a história de um cara sonhador que precisa mudar de vida. Sério, não precisava. Inúmeros outros filmes são menores e mantém os pés no chão e vão bem. Ben Stiller preferiu fazer de sua nova aventura na direção algo muito mais presunçoso e grandioso do que precisava.

Ben Stiller, massageando o próprio ego assumindo a direção

Veja abaixo o trailer de A Vida Secreta de Walter Mitty.


Nenhum comentário: