sábado, 15 de fevereiro de 2014

SÓ DEUS PERDOA (2013)

"É hora de conhecer o diabo"

SÓ DEUS PERDOA (Only God Forgives / 2013) - Quando um diretor deixa de ser novato? Não é pela idade ou mesmo pela quantidade de filmes. Talvez um dos fatores seja o amadurecimento a cada filme. Dessa forma, dá para afirmar sem medo que o dinamarquês Nicolas Winding Refn está pisando firma rumo a uma carreira sólida e premiada na cadeira de direção. A cada filme Refn ganha mais confiança em seu texto, na criação dos seus personagens e cria uma linguagem quase própria para contar as suas histórias. Isso só mostra que ele sim, ganha a cada filme, um status maior.

Refn em ação; a cada filme uma carreira mais sólida

Depois do excelente Drive de 2011, Refn retoma a parceria com Ryan Gosling e entrega este Só Deus Perdoa, um roteiro seu e não baseado em um livro, no caso de Drive. Em Só Deus Perdoa, Ryan vive Julian, um traficante que usa a sua academia de Muay Thai, na periferia de Bangkok, como fachada para as suas negociações ilícitas.

Gosling pronto para a luta

Tudo começa a se complicar quando o irmão de Julian mata uma prostituta. Chang, usa roupa de policial aposentado, mas não é bem um policial, é quase uma força do mal ou do bem, está em todos os lugares, sempre com a mesma roupa, com gestos contidos, é um justiceiro muito impiedoso. Trás o pai da prostituta assassinada para a cena do crime e este mata o irmão de Julian. Depois Chang corta o seu antebraço.

Chang não é o herói, nem o vilão, parece estar muito acima de tudo isso

Julian não se vinga do assassino do seu irmão, o deixa ir embora. Sua mãe, Crystal, vem dos Estados Unidos atrás do corpo do filho. Ela tem uma relação estranha com Julian, é dominadora, mas tem com ele uns carinhos estranhos.  Não é bem uma mãe, mas uma amante dominadora. Crystal contrata uns caras para perseguir o cara que matou seu filho. Chegam até Chang que, usando de muita violência elimina um a um, sempre com proteção policial em volta, embora nunca precise.

Justiça com a própria espada

Os caminhos de Julian e Chang se cruzam num embate na academia. Julian tenta de todas as formas acertar um soco mas Chang desvia de todos e só usando o contra ataque acaba com Julian que fica desfigurado no chão. A técnica de Chang é impressionante, ele nem sua ao lutar, aumentando ainda mais as suspeitas de que Chang talvez não seja humano. Será? "Vamos conhecer o diabo", um dos personagens diz logo no começo da trama.

Quase mudo no filme, Gosling tem dificuldade de se relacionar, aos poucos sabemos porque


O PRÓXIMO PARÁGRAFO TEM SPOILERS

Julian se mostra arrependido de tudo o que fez e evita levar em frente a sua vingança, ao evitar que a filha do mesmo seja morta. Na mesma sequência, Chang degola Crystal, sem dizer uma só palavra. Julian se entrega a Chang, dando seus punhos para que sejam cortados. No momento final, Chang aparece num bar de policiais cantando num karaokê e ali, ainda em choque, se vê os créditos finais.

A estranhas sequências no karaokê, quase um rito religioso

FIM DOS SPOILERS

Muito se fala em Chang como o próprio diabo, alguns apostam que ele é Deus, que aparece no título. Tudo o que ele faz no filme é matar as pessoas de formas impiedosas, torturando-as até, mas todos que morreram são os vilões da história, nenhum mocinho. Até último caso, o filme fala de policiais agindo duro para limpar a periferia de Bangkok do crime. E quem pode dizer o contrário?

Deus? Diabo? Chang...

Não é um filme fácil, a violência é extrema e a linguagem de Refn torna tudo ainda mais perturbador. Larry Smith foi o cara escolhido para fotografar o filme, o mesmo de De Olhos Bem Fechados, isso explica porque tanto de Kubrick se vê em Só Deus Perdoa. Os corredores sem fim, os planos simétricos, a iluminação com um azul e um vermelho muito exagerado, tudo aqui é muito Stanley Kubrick. Refn bebe na fonte certa.

A simetria nos planos, muito de Kubrick aqui

O filme é enxuto, escuro e muito silencioso, Ryan Gosling, o astro do filme, tem apenas 17 falas. E tem que ser assistido muitas vezes. Não é de primeira que se gosta ou se odeia esse filme, acredite. Ou você gosta mais com o tempo ou tem certeza que o odeia. Mas nunca julgue da primeira vez. É um filme para ser revisto e com atenção aos detalhes. E são muitos.

A "luta", o ápice de um filme lento e silencioso mas com propósito
Veja abaixo o trailer de Só Deus Perdoa.

 

Nenhum comentário: