terça-feira, 11 de março de 2014

OS SUSPEITOS (2013)

Muito mais forte do que em qualquer Wolverine

OS SUSPEITOS (Prisoners / 2013) - Há não muito tempo os gêneros dos filmes não passavam dos "comuns" (drama, comédia, terror e mais alguns outros). Com os anos os roteiros ficaram mais elaborados, cheios de reviravoltas, criando os subgêneros como terrir, docudrama, tragicomédia e tantos outros. O thriller policial ganha popularidade e é nessa baia de subgênero que entra Os Suspeitos.

Uma tensão crescente a cada cena

O elenco estelar é sem dúvida, o grande ponto do filme. Hugh Jackman, Jake Gyllenhaal, Terrence Howard, Viola Davis e Maria Bello conduzidos pelo diretor "desconhecido" Denis Villeneuve. A história gira em torno do desaparecimento das duas pequenas filhas de dois casais vizinhos e a pressão sobre o detetive que está conduzindo a investigação.

As duas meninas pouco antes do sequestro

As principais suspeitas caem sobre um estranho jovem que mora em um trailer estacionado no bairro, ele é vivido por um Paul Dano. O ator por sinal, perdeu uma grande oportunidade de entregar uma interpretação memorável, ele tinha um ótimo personagem mas não saiu do lugar comum. Uma pena.

Paul Dano perdeu uma ótima oportunidade

As mães, Viola Davis e Maria Bello, estão muito bem, aparecem pouco mas com uma força incrível. Mas é Hugh Jackman quem surpreende no todo, sua atuação desesperada, raivosa que faz Wolverine parecer atendente de parque de diversão.

Hugh Jackman mostra uma força pouco antes vista em suas atuações

Desconfiando do jovem do trailer e sem uma resposta positiva do detetive, o pai de uma das meninas (o personagem de Jackman) decide sequestrar o jovem e torturá-lo para confessar o crime, o que não acontece. Muitas pontas soltas da investigação do detetive vivido por Gyllenhaal são mostradas durante o filme, ele se mostra errante, hesitante e até perdido, ao tempo em que ambas as famílias desmoronam.

Paul Dano (de óculos) como principal suspeito

Os Suspeitos é um filme longo, tem pouco mais de 2 horas e meia, mas pouco se nota, passa rapidinho. É tudo muito bem distribuído em uma montagem hábil. As sequências finais são assustadoramente fortes, principalmente do ponto de vista psicológico.

A perturbada "família" vizinha

A maioria dos thrillers policias apresentam basicamente a mesma estrutura - crime, a busca, a conclusão - mas Os Suspeitos é diferente. Tem um clima bem peculiar, uma atmosfera mais sombria, real, muito por conta do roteiro cheio de personagens, da direção segura de Villeneuve e as ótimas atuações.

Uma das cenas mais fortes do filme -  o martelo e a pia, o pai justiceiro e o "culpado" sob tortura

Veja abaixo trailer de Os Suspeitos.

Nenhum comentário: