domingo, 6 de abril de 2014

MACHETE KILLS (2013)

Machete está de volta!

MACHETE KILLS (2013) - Robert Rodriguez é um cara de sorte. E um multi-tarefas também. Em seus filmes ele sempre faz o máximo possível - direção, roteiro, edição, fotografia, trilha sonora... e por aí vai. É fácil saber quando um filme leva a marca dele. Ou você discorda que algumas obras da sua filmografia seguem um mesmo padrão - O Mariachi, A Balada do Pistoleiro, Um Drink no Inferno, Era Uma Vez no México, Sin City, Planeta Terror, Machete. Tudo é sempre violento, com um pé na comédia, personagens caricatos e em lugares afastados dos grandes centros urbanos.

Michelle Rodriguez passa o texto com o diretor Robert Rodriguez

Machete Kills é o segundo filme da prometida trilogia sobre um mexicano justiceiro (Danny Trejo) que usa  prioritariamente um facão para executar seus opositores. "Prioritariamente" porque é sempre impossível de se imaginar o que Machete vai usar de letal no seu próximo embate. A ideia para a personagem nasceu durante o projeto Grindhouse de 2007 que juntou os ótimos Planeta Terror e À Prova de Morte, este último de Quentin Tarantino, amigo pessoal de Rodriguez. Machete era um dos falsos trailers. E que acabou virando filme em 2010.

  
Agora na sequência Rodriguez abusa das participações ilustres - Charlie Sheen (que assina como Carlos Estevez, seu nome real, pela primeira vez na carreira), Mel Gibson, Lady Gaga, Sofia Vergara, Cuba Gooding Jr., Antonio Banderas e mais alguns.

Machete dominado
Machete é Danny Trejo, claro. Desta vez ele é contratado pelo presidente dos EUA (Charlie Sheen) e a sua missão é voltar ao México e descobrir quem é Voz (Mel Gibson), traficante que planeja iniciar uma guerra nuclear e depois fugir para a órbita da Terra. Nada poderia ser mais absurdo. Ao final da história nonsense vemos um trailer que mostra Machete sendo mandado para o espaço - o Machete Kills in Space.

Parceria refeita 

Sofia Vergara é uma cafetina que usa suas prostitutas como seu exército e tem nos seios (!) as maiores armas, soltam fogo, tiros e flechas.

Sofia Vergara (ao centro) e seu exército
Michelle Rodriguez revive Shé, a justiceira braço direito de Machete que usa a coragem além de um tapa-olho no lado direito. 

Michelle Rodriguez em ação

Lady Gaga, Antonio Banderas e Cuba Gooding Jr. vivem o mesmo personagem (!), são o La Chameleón, vilão que troca de personagem quando tira seu rosto (!) fora, como um capuz.


Lady Gaga,

Antonio Banderas e

Cuba Gooding vivem o mesmo personagem.

Mel Gibson é o vilão Voz que no meio do filme tem o rosto queimado e usa uma máscara para cobrir os ferimentos e se torna o grande vilão do filme e da saga Machete.

O vilão

Mais dinheiro, mais personagens, mais cor, mais absurdos... porém menos Machete. O filme nasceu como um projeto B com um ar meio setentista, característica que foi abandonada por completo neste Machete Kills. Não entendam mal, não é um filme ruim, pelo contrário, continua na linha bom-mas-sem-noção, mas perdeu um pouco do que o primeiro Machete tinha e se focou quase que totalmente no absurdo das situações.

Sim, Machete aguenta corrente elétrica passando por ele

Diversão garantida porém com uso constante de efeitos por Rodriguez, que parece adorar isso - colocar na pós produção tiros nas armas, sangues nas pessoas, aumentar explosões... Essa é a diferença de alguns filmes feitos por ele e por Tarantino, que segue a mesma "linha de filmes". Quentin se preocupa mais com os feitos e menos com efeitos, ele prefere fazer valer em estúdio e não recorrer à pós-produção. Basta comparar Django Livre, Kill Bill, Bastardos Inglórios, À Prova de Morte e depois assistir Machete Kills. Incomoda um pouco, mas são escolhas.

Tom Savini e Danny Trejo juntos novamente

Quanto ao bom Machete Kills cabe a nós sentar, assistir e se divertir, isso é garantia, independente dos usos exagerados de gráficos digitais que Rodriguez tanto tem gostado. 
Veja abaixo o trailer de Machete Kills.


Nenhum comentário: