sexta-feira, 29 de maio de 2015

FUGA DE NOVA YORK (1981)

Snake Plissken

FUGA DE NOVA YORK (Escape From New York / 1981) - É impossível falar de cinema de terror e filmes dos anos 70 e 80 e não chegar à John Carpenter. É da mente doentia desse senhor nascido em 1948, que surgiram personagens como Mike Myers da série Halloween, Jack Burton e Lopan de Os Aventureiros do Bairro Proibido, entre tantos outros. Carpenter também está por trás das competentes adaptações A Bruma Assassina e Christine - O Carro Assassino, ambos livros de Stephen King.

Carpenter em ação

Snake Plissken é outro da gama de personagens-ícones de Carpenter. Em Fuga de Nova York, Plissken, vivido por Kurt Russell, é a única esperança de um mundo tomado pela violência. O ano é 1988 e a ilha de Manhattan foi transformada em uma prisão de segurança máxima, cercada por muros com 15 metros de altura. Lá dentro estão os prisioneiros mais temidos do país, quem tenta fugir é abatido. A cidade não tem iluminação, está completamente abandonada, a comida é lançada por helicóptero. Cada um sobrevive da sua própria sorte.

Uma Manhattan de ruas molhadas e escuras 

Quando o avião presidencial é sequestrado e jogado entre os muros da prisão só há um homem capaz de resgatá-lo e este home é Snake Plissken. Snake é um criminoso condenado a passar o resto dos seus dias entre os muros de Manhattan, mas acaba recebendo uma proposta - terá todos os seus crimes perdoados se aceitar entrar na prisão para resgatar o presidente. Snake aceita e é lançado em um planador lá pra dentro.

Resgatar o presidente, a única salvação para Snake

Assim que chega, armado e com um intercomunicador, ele descobre que o presidente foi escondido por uma gangue comandada por Duque, vivido por Isaac Hayes. Mas até encontrá-lo Snake passa por outras figuras obscuras de uma Manhattan abandonada, como Cabbie (Ernest Borgnine) um motorista de taxi que acaba se transformando em seu transporte pela cidade, e o casal Brain e Maggie, que o ajudam na busca.

A improvável gangue que acompanha Snake

A trilha sonora é marcante. John Carpenter sempre usa a trilha como se fosse mais uma personagem da trama e fez escola. Sintetizadores e sons imagéticos só nos ajudam a seguir pelas escuras e frias ruas ao lado de Snake. O charme de Fuga de Nova York tem na trilha uma de suas grandes forças.

Preparado para as figuras da noite

Fuga de Nova York é sim um filme datado em quase tudo - no figurino, nos objetos de cena, na trilha sonora - entrega sem medo que é da década de 80, do início dela. E isso não é ruim, lhe dá mais força, contribui para o status de cult que alcançou anos depois. Até o slogan é cult - "Ele tem que entrar onde nenhum homem jamais saiu."

O Duque é o chefão do crime

Veja abaixo o trailer de Fuga de Nova York.

  

Nenhum comentário: