quarta-feira, 15 de julho de 2015

KURT COBAIN: MONTAGE OF HECK (2015)

"Hello, I'm Kurt Cobain"

KURT COBAIN: MONTAGE OF HECK (2015) - Brett Morgen foi atrás, pesquisou, teve autorizações dos familiares e de repente se viu diante de um tesouro - um galpão contendo umas vinte caixas com todo tipo de material, tanto do âmbito pessoal como profissional, de um dos maiores ícones do rock dos últimos vinte anos. Desenhos, pinturas, brinquedos e o melhor - imagens de super 8 da infância e fitas K7 com gravações, entrevistas e ensaios musicais feitos por Kurt Cobain. Morgen, um documentarista sem grandes sucessos na carreira, juntou tudo aquilo com mais um punhado de entrevistas e lançou Montage of Heck, o mais intimista retrato já feito do vocalista do Nirvana.

Kurt, muito além do músico

Não são muitos os entrevistados - só a mãe, o pai, a irmã, a mãe adotiva, uma namorada de tempos antigos, Courtney Love e Krist Novoselic - e nem precisava de muita gente, o material em áudio das fitas K7 e o uso das pinturas e textos dos diários de Kurt dão vida ao controverso personagem.

No começo de tudo

As animações são parte essencial do documentário. Morgen anima trechos de entrevistas ou depoimentos de Kurt falando da adolescência ou mesmo passagens de gravações em fitas K7. É mágico, uma visita nunca antes feita por um passado que ninguém, ou poucos, conheciam. O menino genioso, que foi ficando acuado conforme crescia, também tem a sua voz. As frases fortes e de efeito retiradas dos seus diários funcionam como uma entrevista que Kurt jamais conseguiu dar.

Animações dão vida ao passado

Do meio para o final, o filme dá à Courtney Love a palavra, com quem o vocalista do Nirvana foi casado. São depoimentos banhados de registros em super 8 feito pelo próprio casal ou amigos, mostrando a intimidade dos dois, quase sempre bêbados ou chapados de drogas. Krist Novoselic aparece para falar sobre o amigo, a banda e o sucesso - Dave Grohl não deu as caras. Morgen usa ainda recortes de jornal, trechos de reportagens e entrevistas de TV, para ajudar a traçar o perfil de Kurt.

Uma visita intima aos Coubains

Logo depois do registro de um trecho do acústico que o Nirvana gravou para a MTV americana o filme é interrompido abruptamente com escritos na tela informando que Kurt Cobain se suicidou aos 27 anos e assim o filme acaba. O efeito que Morgen pretendeu funcionou, o corte seco e inesperado choca e reforça a triste notícia. Ok, mas faltou ao meu ver, uma palavra das pessoas sobre o ocorrido, ou mesmo o registro em notas de jornal ou reportagens de TV. Morgen preferiu se omitir. Pena... a morte de Kurt só reforça o personagem que ele foi em vida.

Intensidade, a relação Kurt e Courtney

Montage of Heck é um filme muito visual, sujo como a música grunge. Tem a cara da geração MTV dos anos 90, que Kurt e tantos outros ajudaram a formar. Para quem conhece muito do Nirvana e da vida de Kurt, o filme acrescenta pouco, coloca o pai do vocalista como vilão em alguns momentos e inocenta tanto a mãe quanto Courtney. É um filme obrigatório e que nos permite entrar de cara no mundo de Kurt Cobain. Ele iria odiar essa intrusão, mas é difícil evitar o fascínio por figura tão emblemática.
Veja abaixo o trailer de Kurt Cobain - Montage of Heck.

Nenhum comentário: