quinta-feira, 23 de julho de 2015

O ABUTRE (2014)

De longe, ele observa - como um abutre 

O ABUTRE (The Nightcrawler / 2014) - Um roteirista de mão cheia, seja criando ou adaptando, Dan Gilroy decidiu pela primeira vez dirigir um roteiro próprio. O Abutre é o resultado de um mergulho na noite de Los Angeles vista pelos olhos - e pelas lentes - de pessoas que passam por qualquer limite para obter sucesso naquilo que fazem. Dan criou um personagem assim, interpretado com afinco por Jake Gyllenhaal.

No começo, tudo o que ele quer é um emprego

Gyllenhaal emagreceu nove quilos para viver Louis Bloom, um homem desesperado por emprego, enquanto leva a vida de pequenos sucessos pelo submundo, vendendo cercas de cobres e tampas de bueiro, tudo fruto de roubo. Bloom, sem conseguir trabalho, acaba encontrando uma oportunidade única.

À espera, no aguardo da tragédia

Dirigindo pelas ruas de Los Angeles na madrugada ele acaba se deparando com um carro em chamas e a polícia tentando salvar a motorista que ficou presa nas ferragens. Neste momento chega um furgão, dois homens saltam e começam a gravar toda a ação. Bloom observa. E repara que os dois tem no furgão um rádio que capta o sinal da polícia e seguem os casos violentos da madrugada, gravando tudo. Isso depois é vendido para as emissoras de TV, que usam aquele material nos jornais matinais.

"If it bleeds, it leads"

Bloom gostou daquilo. Investiu, contratou um ajudante e foi atrás das desgraças nas madrugadas. O Abutre tem esse nome justamente por isso, um animal à espreita, sempre atento ao que uma tragédia alheia pode lhe proporcionar. Louis Bloom estabelece uma relação profissional com Nina (Rene Russo), editora do jornal matinal do canal 6, interessada por sangue e violência.

Nina alimenta o abutre

Louis Bloom é a cara do mundo cão da TV. Ele chega ao cúmulo de entrar gravando numa casa que há pouco havia sido invadida por assaltantes. A polícia ainda não tinha chegado ao local. Bloom capta tudo em detalhes, inclusive três pessoas alvejadas - uma delas ainda respirando. Sem ajudar ninguém, ele sai com as imagens e vende pro canal 6 por uma quantia absurda.

Ele vai até o fim

Melhor título não haveria para um filme assim. O roteiro é linear, ele não prevê uma derrocada de Bloom ou uma queda em sua trajetória, é uma subida meteórica. Cada pedra no caminho serve apenas com um novo aprendizado. E esse roteiro linear mostra o crescente de um personagem controverso e o pior - ou melhor - ele chega ao sucesso, mostrando que para triunfar num mundo assim é preciso mesmo ser um abutre ou algo pior. Ele é o retrato de um mundo que está aí, mas muitas vezes nos negamos a reconhecer.
Veja abaixo o trailer de O Abutre.


  

Nenhum comentário: