quinta-feira, 6 de agosto de 2015

I KNEW IT WAS YOU: REDISCOVERING JOHN CAZALE (2009)

5x John Cazale

I KNEW IT WAS YOU: REDISCOVERING JOHN CAZALE (2009) - Esse curta documental não tem nem título em português. Parece que nem os tradutores sabem o papel de John Cazale na história do cinema. O ator ítalo americano ficou conhecido por sua curta e trágica, porém gloriosa carreira.

1º filme - O Poderoso Chefão

Ele atuou em apenas cinco filmes, sempre em papéis coadjuvantes - O Poderoso Chefão de 1972, A Conversação de 1974, O Poderoso Chefão II de 1974, Um Dia de Cão de 1975 e O Franco Atirador de 1978 -, mas todos eles concorreram ao Oscar de melhor filme. Um feito impressionante que jamais foi (e dificilmente será) igualado.

2º filme - A Conversação

O diretor Richard Shepard, do ótimo e pouco visto O Matador, consegue depoimentos preciosos de figurões que trabalharam com Cazale, como Francis Ford Coppola, Sidney Lumet, Meryl Streep - que foi namorada de Cazale -, Richard Dreyfuss, Gene Hackman e os reclusos Al Pacino e Robert De Niro

3º filme - O Poderoso Chefão II

John Cazale descobriu, pouco antes de começar a rodar O Franco Atirador, que estava com câncer em estágio avançado, mesmo assim aceitou fazer o filme. Pouco depois de terminada sua participação no longa ele não resistiu e morreu. John Cazale tinha apenas 42 anos de idade. O legado é curto mas marcante e que vale repetir - 5 filmes, 5 atuações de destaque em 5 filmes que concorreram ao Oscar de melhor filme.  

4º filme - Um Dia de Cão

Não é difícil encontrar este documentário na internet para assistir. No youtube tem com o áudio original em inglês e sem legenda nesse link - Godfather Deer Hunter - John Cazale A Fine Actor Who Worked With The Best Part 1. Na sequência dá para se assistir as outras três partes do documentário, que tem ao todo uns 40 minutos. Neste outro link, tem o filme na íntegra com legenda em espanhol - https://vimeo.com/21273063.

5º filme - O Franco Atirador

Veja abaixo o trailer do curta documental I Knew It Was You: Rediscovering John Cazale:




Nenhum comentário: