quinta-feira, 26 de novembro de 2015

FÉRIAS FRUSTRADAS (2015)

Os Griswolds

FÉRIAS FRUSTRADAS (Vacation / 2015) - Um projeto ousado, isso é inegável. Fazer uma sequência, um reboot e um remake - tudo ao mesmo tempo - de um dos filmes de comédia-família mais cultuados da década de 80. O Férias Frustradas original é de 1983 e dele se seguiram outros tantos filmes e até curtas metragens - todos com Chevy Chase e Beverly D'angelo como os Griswolds. Nenhum teve tanta graça quanto o primeiro que mostra a família numa viagem de carro pelos Estados Unidos para chegar a Walley World, um parque de diversões na Califórnia.

O clássico de 1983

Desta vez, Rusty (Ed Helms) - filho de Clark (Chevy Chase) - quer refazer a viagem que fez quando criança, agora com a esposa, vivida por Christina Applegate, e os dois filhos. Eles alugam um carro albanês com inúmeras funções malucas e começam a viagem. Eles acabam nadando num rio de cocô, descendo uma corredeira selvagem, e cantando Seal - Kiss From a Rose - durante toda o trajeto.

As termas

Randy Quaid, que vive o primo caipirão de Clark no filme de 1983, não pôde reviver o personagem devido a problemas com a justiça canadense. Chris Hemsworth - o eterno Thor - faz o cunhado de Rusty que eles encontram pelo caminho.

Participações especiais

A família acaba reencontrando Clark e Ellen, é claro. Mas a participação dos dois é minúscula, embora dê um refresco para a história e rende algumas risadas. Chevy está velho, gordo, mas não perdeu o timing pra comédia e aquela olhar perdido do Clark. Pena que a participação se resuma a isso - nada mais que uma participação.

Filho e pai

Ao final, eles chegam a Walley World mas tudo se conclui muito rápido, e apressado. E muito sem graça. Ruim mesmo. As Férias Frustradas renderam nada mais do que um filme frustrante e com poucos momentos de risada.

O destino final ainda é Walley World

Pouquíssimas ideias vistas em cenas são originais, tem muita coisa aqui que não passa de cópia da fórmula de sucesso do filme original - a esposa com um passado de "desventuras", um marido que pensa que está no controle da situação, dois filhos que ficam se batendo a viagem inteira, um flerte com uma motorista gata na estrada. Enfim está tudo aí, só que sem o brilho da estrela de Chase. Fica um gosto de "já ví isso" e não tem graça nenhuma.

Algumas cenas são idênticas aos do filme original, faltou criatividade

É difícil para mim enquanto fã do filme original não imaginar com seria esse Férias Frustradas se ele se focasse no Clark e na Ellen. Seria como uma viagem a Walley World trinta anos depois. Seria o máximo! Alguém duvida?
Veja abaixo o trailer de Férias Frustradas.


Nenhum comentário: