quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

STAR WARS EPISÓDIO VII - O DESPERTAR DA FORÇA (2015)

Todos os elementos em um só pôster

STAR WARS EPISÓDIO VII - O DESPERTAR DA FORÇA (Star Wars Episode VII - The Force Awakens / 2015) - Ainda estou tentando digerir tudo o que assisti. É muita coisa misturada com muitos sentimentos. O primeiro deles é a emoção de rever na telona algo que desde 2005 não acontecia, um inédito longa da saga mais importante e relevante de todos os tempos.

A Primeira Ordem
O episódio VII foi um dos filmes mais aguardados dos últimos tempos, bombardeando a tudo e a todos o tempo todo com novas fotos, teasers, trailers... Desta vez, Star Wars chega às mãos de JJ Abrams, um dos cineastas mais criativos e originais da sua geração, tendo no currículo a série Lost, e filmes como Cloverfield, Super 8 e dois da série Star Trek

CUIDADO! A PARTIR DAQUI ALGUNS SPOILERS

O episódio VII é retomado trinta anos depois do episódio VI, naquele churrascão festivo de Ewoks e capacetes de Stomtroopers em Endor. Muita coisa está mudada. Leia e Han Solo, que terminam o VI apaixonados. Ele segue praticando seus escambos pela galáxia ao lado de Chewbacca e ela, antes princesa, agora é General da Resistência, junto com outras carinhas carimbadas dos outros episódios.

Separados
Luke Skywalker está desaparecido. Ele é o que motiva as ações - de ambos os lados da Força. Ele é o último mestre jedi ainda vivo e que pode dar vida à ordem dos cavaleiros da República. O lado negro quer encontrá-lo para matá-lo antes que ele faça isso.

Uma arma elegante para momentos difíceis

O filme começa com um vilarejo sendo invadido por stormtroopers que chegam destruindo tudo. Poe Dameron (Oscar Isaac) o mais habilidoso piloto da resistência, recebe das mãos de Lor San Teeka (Max Von Sydow) uma espécie de pen drive contendo um pedaço de um mapa com o paradeiro de Luke. Dameron esconde o pen drive em um dróide - BB8 - que foge dali o mais rápido possível (qualquer semelhança com o episódio IV, quando Leia esconde planos secretos na memória do R2-D2, não é mera coincidência).

Poe, o melhor piloto da Resistência
BB8 tem todos os requisitos para conquistar os fãs - e quem nunca viu a saga também - da mesma forma como R2-D2 fez nos filmes passados. BB8 é carismático e responsável por momentos leves e engraçados na primeira parte da história. Por vezes ele lembra uma criança com olhos (no caso olho) grandes e curiosos, às vezes um cachorrinho que pede carinho ao dono.

Conquistando fãs

Das naves da Primeira Ordem (que substitui o Império, que com a morte de Palpatine no episódio VI deixou de existir), sai o vilão Kylo Ren (Adam Driver) . Uma figura alta, esguia, toda de preto e uma voz metalizada, que mata todos no vilarejo, exceto o piloto Poe Dameron que é levado embora. Kylo, ao que tudo indica, passava por treinamento jedi com o tio Luke, mas tentado para o lado negro por Snoke, Kylo mata todos os alunos. Luke se sente culpado e foge para seu exílio.

Kylo Ren liderando stormtroopers
Falando rapidamente sobre Snoke. Há uma teoria de que ele seja Darth Plagueis o mestre de Darth Sidious, que não estaria morto já que ele descobriu uma maneira de enganar a morte, como Palpatine conta para Anakin no episódio III. Teoria impressionante. John Williams, que faz a música de Star Wars desde o primeiro filme, teria deixado uma pista de que Snoke seria Darth Plagueis. Veja o vídeo abaixo e tire a sua conclusão.


Retomando a história do episódio VII - BB8 fica perdido no deserto de Jakku até ser encontrado por Rey (Daisy Ridley), uma catadora de lixo que vive de vender sucata para viver. Lá eles encontram Finn (John Boyega), um stormtrooper arrependido (eles não são mais clones!) e juntos eles fogem da Primeira Ordem, que ainda é uma séria ameaça.

Rey e Finn fogem dos stormtroopers da Primeira Ordem

Na fuga, eles decidem roubar uma nave e o cinema vem abaixo - eles correm direto pra Millenium Falcon. Rey pilota a Millenium - ou pelo menos tenta descobrir como - Finn faz a defesa dando tiros pelos canhões traseiros - ou pelo menos tenta descobrir como - e BB8 voa de um lado para outro, sendo jogado para lá e para cá. A Millenium escapa, mas logo depois é capturada. Em pouco segundos Han Solo e Chewie estão a bordo da "sucata mais rápida da galáxia".

O cinema urra com Han e Chewie
Passado e presente se encontram, o filme passa a avançar na história enquanto revisita personagens da história da saga. O amor que balançou a galáxia - entre Han e Leia - gerou um filho, Kylo Ren. Este é o momento "Luke, I'm your father" do episódio VII.

Han guia os novatos - "é verdade, tudo"
Kylo é um vilão fascinado por seu avô - ele guarda e conversa com o capacete de Darth Vader. Seu maior medo é não se tornar tão forte e poderoso quanto Vader. Ele é muito poderoso no uso da Força, principalmente quando usa para controlar o que quer - como a cabeça ou o corpo de outras pessoas e até um tiro que fica parado no ar (uma cena espetacular logo no começo do filme, ainda em Jakku).

A batalha
Ele só encontra frente nas cenas com Rey, que descobre por acaso ter a Força também dentro dela. E muito forte! Ao ser interrogada, Kylo tira o capacete e fica desguarnecido. A mente dela é difícil de penetrar. Acontece aí uma batalha de Força como nunca visto antes na saga. Vemos aí o nascimento do vilão e da heroína.

O vilão e a heroína
A cena mais forte do filme - ou uma das, pelo menos - é a morte de Han Solo. Estava na cara que alguns personagens da trilogia antiga iria morrer. É triste, mas ninguém está ficando mais novo, é melhor ser morto na tela do que ter que inventar uma desculpa pro roteiro depois. A dramática cena em questão coloca pai e filho - Han e Kylo - sobre uma ponte dentro da nova Estrela da Morte e Kylo aciona seu sabre, que atravessa Han. Ao final ele ainda acaricia o rosto do filho antes de cair da ponte.

...
Ao final - como visto no episódio IV - Poe Dameron acerta um tiro perfeito e causa uma reação em cadeia que explode a estação bélica. Mas antes, o trio principal do filme - Rey, Finn e Kylo Ren - trava uma batalha com sabres de luz. Kylo com seu sabre flamejante de três pontas e Finn (a princípio ele), com o azul que fora de Luke e estava em posse de Maz Kanata (Lupita Nyong´o), uma pirata que ao que tudo indica vive há mais de 1000 nos e tem grande conhecimento da Força.

Maz Kanata, conhecimento profundo da Força
Finn apanha e fica desacordado, com o sabre longe de alcance. Kylo tenta atrai-lo pela Força, mas Rey é mais forte. Ela atrai o sabre de Luke (que pode ser seu pai ou seu tio, quem sabe???) e dá um cacete em Kylo, que fica desmoralizado e descrente, afinal ela nunca tinha duelado com sabres antes. Ali fica claro, a Força é forte nela.

O último encontro na neve
E na última cena do filme ela parte com Chewie e R2 atrás de Luke. E lá está ele no alto de uma montanha, num lugar distante como um ermitão (assim como era Obi-Wan no episódio IV). Rey lhe oferece o sabre, Luke olha pra ela, depois para o sabre e o filme acaba.

FIM DOS SPOILERS

O episódio VIII sai em 2017, pouca coisa dele já foi revelada, mas eu chuto algumas coisas aqui. Tá na cara que o próximo filme todo vai girar sobre o treinamento de Rey com Luke e de Kylo com Snoke. Ambos são personagens ótimos, mas ainda crus. Ele não é um vilão tão temerário assim e ela está longe de ser uma heroína para salvar a galáxia. Ambos tem muito o que aprender.

BB8 e Rey
Mas tem mais algumas que ficam ao final do episódio VII. Como Finn aprendeu a manipular o sabre tão rápido? Quem é Snoke? Como a Primeira Ordem em apenas 30 anos se tornou tão forte e gigantesca? E a Capitã Phasma, quem é ela? São tantas perguntas e tantas suposições...

A mal aproveitada capitã Phasma
De qualquer forma afirmo, Star Wars episódio VII - O Despertar da Força é um excelente filme. Agrada muito aos fãs e a quem conhece pouco da saga. A aura está lá, quase intocada, todo o respeito do mundo por JJ Abrams que conseguiu tocar num vespeiro e sair intacto. E mais, sair respeitado por milhões e milhões de fãs da maior saga do cinema.

Um filme feito por um fã - não poderia ser melhor
O filme chega a ser engraçado, cômico até. O roteiro pede e permite isso sem faltar com respeito a nada ou ninguém, sem perder o foco na história, sem sair dos trilhos. Momentos divertidos é o que não faltam. Há muitas piadinhas aqui e ali, mais do que a já tradicional "I have a bad feeling about this". Finn é quem possibilita a maioria desses momentos cômicos. Ponto para o roteiro.

Finn, dono dos momentos mais divertidos do filme, mas sem perder o foco
O roteiro aliás, poderia ser um pouco menos preguiçoso em alguns pontos - algumas soluções não são nada originais e copiam (para alguns "homenageiam") o que já foi visto nos episódios IV, V e VI - esconder informações importantes em um dróide, visitar um bar (cantina) com musiquinha da banda local, fazer a batalha final em várias frentes (no solo, dentro da estação de batalha e no espaço) e com um tirinho certeiro destruir tudo...

A nova arma da Primeira Ordem
Mas nada disso estragou o filme, aliás nem arranhou, e reitero - Star Wars episódio VII - O Despertar da Força é um grande filme. Assisti duas vezes na primeira semana de exibição e coloco ele, certamente, como um dos melhores da saga. Na minha modesta opinião ele fica atrás apenas do episódio V, que é perfeito. Considero o VII melhor que o I, II, III, IV e VI. E você?
Veja abaixo cada um dos teasers e trailers do Star Wars - Episódio VII - O Despertar da Força.