quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

O REGRESSO (2015)

Uma época onde ter medo é impensável

O REGRESSO (The Revenant / 2015) - Magnífico e Magnânimo. O diretor Alejando Iñarritú vem numa impressionante sequência de grandes filmes - Amores Brutos, 21 Gramas, Babel, Biutiful e Birdman. O mexicano dos "Los Três Amigos" (produtora que possui ao lado de Guillermo Del Toro e Alfonso Cuarón) concorreu 4 vezes ao Oscar de melhor filme - duas delas como filme estrangeiro - e com O Regresso ele concorre mais uma vez ao grande prêmio da noite, além de outras 11 estatuetas.

Inãrritú dirige DiCaprio

Em O Regresso Iñarritú abusa do uso de steadicam, um sistema que prende a câmera no corpo do operador e permite que longos trajetos sejam percorridos a pé, sem que a imagem trema, a imagem sai sempre suave, dá a impressão de estarmos flutuando entre os atores, como se fizéssemos parte daquele ambiente.

Um cenário grandioso

A história é baseada em fatos reais e se passa num ambiente inóspito nos confins de uma mata fechada onde índios e homens brancos vivem, nada pacificamente. Leonardo DiCaprio vive Glass, um dos poucos homens que vê os índios com simpatia. Ele é pai de Hawk, filho com quem teve com uma índia. Em um rápido flashback descobrimos que a índia e toda a sua aldeia foi dizimada, as ocas queimadas e as pessoas mortas.

Os índios e a relação de amor e ódio com o homem branco

Glass e seu filho Hawk conhecem as trilhas daquele lugar como poucos, por isso fazem parte de uma companhia que extrai peles de alces, búfalos e outros grandes animais selvagens para levantar dinheiro. O problema é que as peles são muito valiosas. Até os índios tem interesse nelas, por isso atacam os homens brancos o tempo todo com flechadas e machados.

A equipe fugindo de um ataque indígena

Depois de dizimados, eram 45 e agora são 10, os homens fogem com o que sobrou das peles. Eles buscam o forte, onde está o resto da companhia. Mas o problema está ali dentro mesmo. Glass sai para caçar e acaba sendo atacado por um urso, que protegia os filhotes. A briga é violenta, uma das cenas mais fortes de todo o filme.

 O ataque inesperado

Ele acaba resgatado, mas está muito ferido. Não fala mais devido a um arranhão profundo na garganta. Mas como é o único que conhece aquela região, ele é levado em uma maca. O intuito é chegar ao forte para salvar a vida de Glass. O problema está em Fitzgerald (o espetacular Tom Hardy), que odeia índios e quer se dar bem a qualquer custo.

Tom vai à caça

Fitzgerald, Hawk e outro jovem são incumbidos de carregar Glass pela maca, mas ele muda de planos - mata Hawk, enterra Glass e foge rumo ao forte onde recebera uma quantia em dinheiro. Aí começa uma busca. Glass sai da terra, se arrasta pra fora e encontra um velho índio isolado que lhe salva a vida e cura seus ferimentos. Glass vai atrás de Fitzgerald.

Um homem buscando vingança

É a partir desse ponto que Leonardo DiCaprio brilha. Ele caminha sozinho pela floresta, enfrentando índios sozinho, buscando comida e fugindo do frio. Come peixe cru e carne crua sangrando. Ele pouco fala, mas a fúria que ele passa pelos olhos é impressionante. É aí que a interpretação dele merece todos os méritos. DiCaprio só esteve tão bom em Django Livre.

Poucas vezes DiCaprio esteve tão bom

Não são incomuns os filmes que retratam séculos passados na história norte americana, onde a briga por terra entre brancos e índios. Talvez o mais premiado dos filmes com essa temática seja Dança com Lobos de 1990. Foram 12 indicações e 7 estatuetas naquela noite, incluindo melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro adaptado. O Regresso também concorre a 12 Oscar e vou dizer, merece a maioria deles.

Confronto de interesses no mundo selvagem

Um filmaço magnífico que tem tudo para ser o grande papa-oscar na noite de 28 de fevereiro. É esperar pra ver.
Veja abaixo o trailer de O Regresso.


Nenhum comentário: