sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

SPOTLIGHT: SEGREDOS REVELADOS (2015)

A equipe Spotlight

SPOTLIGHT: SEGREDOS REVELADOS (Spotlight / 2015) - Uma equipe de jornalistas do jornal impresso The Boston Globe voltada para projetos especiais, investigativos, que leva meses para concluir cada reportagem. "Baseado em fatos reais" é a primeira informação que aparece logo na abertura de Spotlight: Segredos Revelados.

Atores e personagens reais juntos

A história real contada em Spotlight, se passa em Boston no começo dos anos 2000. Uma equipe de reportagens especiais de um grande jornal passa a investigar - por insistência do seu novo chefe - casos de pedofilia cometidos pela Igreja católica local. Conforme eles vão fundo na investigação, mais e mais lama salta pra fora. Um assunto delicado que o próprio diretor Tom McCarthy roteirizou.

Tom McCarthy em ação

Robby (Michael Keaton), é chefe da equipe Spotlight, que conta com Sacha (Rachel McAdams, que concorre ao Oscar, ao meu ver exagerado), Matt (Bryan d´Arcy James) e Michael (Mark Ruffalo, espetacular e cheio de trejeitos, que lhe rendeu uma indicação mais do que merecida como ator coadjuvante - aliás já passou da hora de ele levar uma estatueta. Ele já foi indicado outras duas vezes por Foxcatcher e Minhas Mães e Meu Pai).

Ruffalo em mais uma atuação de destaque

A história de padres católicos que abusam sexualmente de crianças é o pano de fundo de Spotlight. O filme tem o grande mérito de mostrar em detalhes o dia a dia de uma redação de jornal, voltada para o trabalho investigativo. Os jornalistas - no caso os quatro da equipe Spotlight - não tem horário de trabalho definido, se falam o tempo todo - mesmo fora da redação, passam boa parte do dia no telefone ou investigando fontes e dados no trabalho de campo. É estressante, mas inegável... muito empolgante.

Keaton e McAdams em ação

Spotlight lembra Todos os Homens do Presidente, filme de 1976 dirigida por Alan J. Pakula com Robert Redford e Dustin Hoffman, que tinha a mesma proposta - jornalistas investigativos e a vivência da redação tendo como plano secundário o escândalo de Watergate do presidente Ronald Reagan. A matéria da dupla acabou por derrubar o presidente, que renunciou alguns meses depois.

"Todos os Homens do Presidente"

A reportagem publicada pela Spotlight rendeu seus frutos também - a partir dela outras 600 foram escritas, centenas de vítimas tiveram a coragem de dar as caras. Sacha e Michael acabaram premiados com o prêmio Pullitzer pela publicação da reportagem.

Ficção e realidade...
....e dois personagens vencedores do prêmio Pullitzer

Spotlight é um recorte no dia a dia de uma redação de reportagens investigativas e não um filme sobre os padres católicos pedófilos e o drama das suas vítimas. Filmes como Dúvida de 2008 por exemplo, cumprem muito bem esse papel. O roteiro é genial, na medida que cumpre o que promete - a vida agitada e muitas vezes perigosa de jornalistas investigativos.
Veja abaixo o trailer de Spotlight: Segredos Revelados.


Um comentário:

Unknown disse...

Obrigada pela dica. Eu ainda não vi esse filme mas acho que é bom porque tem um elenco grande com bons atores. Um dos meus atores favoritos é Michael Keaton. É um homem que geralmente triunfa nos seus filmes. Recém o vi em The Founder poster e gostei!. Se alguém ainda não viu, eu recomendo amplamente, vocês vão gostar com certeza. É um dos melhores filmes de drama , tem uma boa história, atuações maravilhosas e um bom roteiro. De verdade, acho que esse ator é um dos melhores de Hollywood. Sempre achei o seu trabalho excepcional.