terça-feira, 8 de março de 2016

BLOW-UP - DEPOIS DAQUELE BEIJO (1966)

Um clique perigoso

BLOW-UP - DEPOIS DAQUELE BEIJO (Blow-Up / 1966) - Um retrato da Londres dos "Swinging Sixties", Blow-Up - Depois Daquele Beijo se estabeleceu como um dos clássicos do cinema de Antonioni e um dos filmes que mais exerceu influência sobre outros diretores e obras que viriam dali pra frente, como Um Tiro na Noite de Brian De Palma, A Conversação de Coppola entre tantos outros. A originalidade de Blow-Up - Depois Daquele Beijo ajudou a mudar bruscamente o ritmo de uma Hollywood que até ali se entregava de corpo e alma ao puritanismo barato.

Quadros inovadores

Um requisitado fotógrafo profissional passa os dias clicando as beldades em seu estúdio e por vezes acaba se envolvendo com algumas delas. Sempre entediado e buscando novidade para a sua vida, ele acaba num parque fotografando um casal ao longe. A mulher corre atrás dele e exige o filme de volta, ele nega.

Uma mulher se sente invadida

Eles se envolvem, mas nada sério - como todos os demais casos dele. Mais tarde, ao revelar e ampliar as fotos a surpresa: uma mão entre os arbustos parece segurar uma arma e apontar para o casal. No dia seguinte, logo cedo, o fotógrafo vai ao parque e se assusta com o que vê - um corpo.

Um corpo muda a rotina de todos

Voltando para casa o seu estúdio está revirado, e as fotos originais foram roubadas. Pouco depois ele se vê num concerto dos Yardbirds e lutando por pedaços da guitarra quebrada no palco e depois perseguindo um amigo numa festa à base de drogas procurando conselhos sobre o que fazer.

Yardbirds em um cena antológica

O corpo não está mais no campo, a mulher misteriosa sumiu para sempre. Ele não sabe se o que viu no parque é real ou não, seria uma arma entre os arbustos? No final ele vê uma trupe de mímicos jogando tênis - sem bola ou raquete - numa quadra. O fotógrafo assiste descompromissado até que a "bola" cai perto dele. Ele entra na brincadeira e joga a "bola" falsa de volta e ele escuta o barulho da bola pingando, como se fosse real.

Uma conclusão inesperada para um filme inesperado

Blow-Up é o primeiro filme não-italiano lançado por Antonioni e marcou época por vários motivos - um deles por ter sido o primeiro longa britânico a exibir uma nudez frontal. Outra é por ter registrado os Yardbirds, com Jeff Beck e Jimmy Page, tocando juntos - histórico. A quebra de barreiras provocada pelo filme de Antonioni foi gigante. Um filme que chacoalhou a década de 60, Blow-Up é um dos marcos da geração sexo, drogas e rock ´n roll.

A clássica cena do ensaio fotográfico

Veja abaixo o trailer de Blow-Up - Depois Daquele Beijo.  


Nenhum comentário: