terça-feira, 29 de março de 2016

FUGA DE ALCATRAZ (1979)

Clint nunca está à toa na prisão

FUGA DE ALCATRAZ (Escape From Alcatraz / 1979) - Quase três quilômetros... Com pouca ou nenhuma proteção... Em águas com temperaturas que beiram os doze graus celsius...  Vale tudo para escapar de uma condenação perpétua em Alcatraz... Lenda ou verdade? Junho de 1962. Frank Morris, ao lado de John Anglin e Clarence Anglin, planejam uma audaciosa fuga da prisão na ilha de Alcatraz em São Francisco. Diariamente durante 1 ano eles raspam com uma colher a parede já corroída pela maresia. Pela manhã "descarregam" a areia pelos bolsos das calças. Moldam cabeças misturando papel higiênico, sopa e cabelo real. Na noite da fuga as cabeças ficam "dormindo" na cela, os guardas nada percebem. O trio passa pelos buracos cavados e fogem pela baía de São Francisco.

Os verdadeiros fujões

Essa é a lenda, que virou livro em 1963 pelas mãos de J. Campbell Bruce e depois filme em 1979, dirigido por Don Siegel, o mesmo de Perseguidor Implacável de 1971, que também trazia Clint Eastwood no papel principal. Clint passa os 112 minutos de Fuga de Alcatraz com aquela expressão cerrada, com a testa franzida do tipo "não fale comigo", mas bola o plano todo e consegue a ajuda de outros detentos para conseguir o que quer.

Sempre com cara de poucos amigos

O longa de Siegel acaba justamente no momento que os três entram na água e iniciam a fuga, mas deixa claro não saber se eles obtiveram sucesso na empreitada ou não.

Os corpos nunca foram encontrados e a prisão foi fechada 1 ano depois, diz o letreiro no final do filme

A grande força do filme está justamente no cenário, o próprio presídio, que na época das filmagens, 1979, já estava fechado - o local funcionou como prisão federal entre 1933 e 1963. A partir de 1972 o local passou a ser aberto à visitação. O uso do cenário real traz todo um charme especial ao filme e faz de Fuga de Alcatraz um registro sem igual em filmes com esta temática, se tornando uma fonte de inspiração para muitos outros, entre eles Um Sonho de Liberdade e À Espera de um Milagre.

Um boneco como personagem principal da fuga

Fuga de Alcatraz foi a estreia de Danny Glover nas telonas e merece/precisa ser conferido! Uma das perguntas que os turistas mais fazem aos guias de Alcatraz é "Qual a cela do Clint Eastwood?", uma mescla da vida real com a ficção. Nada mais justo para um longa que retrata como real uma história que até hoje não se comprova... mas também não se nega.

Alcatraz, outro personagem do filme

Veja abaixo o trailer de Fuga de Alcatraz.    


Nenhum comentário: