domingo, 5 de junho de 2016

FARGO (1996)

Um crime no meio do nada

FARGO (1996) - Um plano que parecia perfeito. Marido planeja sequestrar a esposa para tirar dinheiro do sogro rico. Muitos empecilhos no caminho. E tudo dá errado. Essa história toda é centrada em duas pequenas cidades caipiras dos Estados Unidos - Brainerd e Fargo.

Seja bem vindo a Brainerd

Logo de cara o filme, dirigido pelos irmãos Coen, exibe um alerta dizendo que a história é real, mas em respeito aos mortos e aos envolvidos eles apenas trocaram os nomes dos personagens. "O resto aconteceu exatamente como em Minnesota, 1987", confirma o letreiro. Cria um clima ótimo e prende para o que vem pela frente. Mas tudo não passa de cascata. A história é uma criação das mentes doentias dos irmãos Coen - Joel e Ethan.

A direção dos Irmãos Cohen

Jerry é interpretado à perfeição por William H. Macy, aliás difícil pensar em alguém tão bom quanto Macy para viver alguém tão inseguro, perdido quanto Jerry. Percebendo isso, Macy perseguiu os irmãos Coen durante meses a fio até ser aceito para o papel. Macy se provou uma escolha ótima, sua atuação foi coroada com a indicação ao Oscar.

Uma atuação magistral de Macy

Jerry contrata dois sequestradores - um falastrão (Steve Buscemi) e outro calado (Peter Stormare) - para sequestrar a esposa. Depois do sequestro, eles são parados por um policial que acaba morto pela dupla. Outras pessoas que testemunharam o crime acabam assassinadas. A polícia vai no encalço dos dois.

Uma dupla improvável

Quem lidera a caçada é Marge, vivida por Frances McDormand. Mas as buscas são lentas - primeiro porque Marge está grávida e depois porque as duas pequenas cidades não estão acostumadas com este tipo de crime. O charme de Marge está na sua simplicidade, mas sem deixar a perseverança de lado. O seu sotaque é carregado e seu sorriso ganha a simpatia na hora. Mesmo aparecendo quase na metade do filme, Marge conquista o espectador de cara. A interpretação de Frances foi premiada com o Oscar, merecidamente.

Premiação merecida de McDormand

Um encontro trágico entre o sogro e o bandido falastrão, uma busca implacável (e lenta) da polícia local, um velhinho enxerido, uma briga violenta entre os bandidos e... um picador de madeira. São esses elementos, e mais alguns, que levam a solução do caso e o sucesso da investigação.

A clássica cena do picador de madeira

O roteiro, premiado também com o Oscar, não me impressionou muito, sinceramente. Tantas possibilidades poderiam surgir de personagens tão interessantes, mas a impressão que deu é que eles queriam resolver logo a história e não complicá-la mais. Vários nós foram atados e perto do final tudo foi resolvido facilmente... De verdade, esperava bem mais da história.

A esposa, vítima do "sequestro"

Uma lenda diz que uma japonesa, que acreditava que o filme era baseado em fatos reais, morreu tentando encontrar o dinheiro - 1 milhão de dólares - que o personagem de Steve Buscemi escondeu sob a neve em Fargo. Fato ou lenda?

O milhão enterrado... será outra lenda?

Veja abaixo o trailer de Fargo.


Nenhum comentário: