quarta-feira, 29 de junho de 2016

O OPERÁRIO (2004)

Um homem preocupado com a realidade vivendo uma ilusão... ou seria o contrário?

O OPERÁRIO (The Machinist / 2004) - Foram quase 40 quilos. De 90 beirou os 50. Este é o peso que Christian Bale exibe durante praticamente todas as cena de O Operário. Em nenhum momento Brad Anderson, o diretor, havia pedido para o ator perder tanto peso, mas Bale insistiu. As suas refeições diárias não passavam de uma lata de atum e uma maçã. E mais nada. A aparência cadavérica ajudou na construção de Trevor Resnik, personagem principal de O Operário.

Em poucos meses Bale interpretaria Batman no primeiro filme da série dirigida por Nolan

Trevor trabalha numa empresa como operador de maquinário pesado, na linha de produção. É solitário, mal se alimenta, não dorme e lava as mãos com alvejante e outros produtos de limpeza. Tudo piora quando ele causa, por distração, um acidente na empresa ocasionando na amputação do braço de um companheiro. Seu mundo aos poucos começa a desabar.

A cena do acidente - o plot que muda tudo definitivamente

Nada mais faz sentido. Ele é acusado de delirante, a realidade lhe prega peças o tempo todo, nada é real e tudo parece um terrível pesadelo - o tempo todo. Ivan é seu "amigo" que circunda todos os acontecimentos desastrosos que perseguem seu mundo. Mas quanto mais Trevor persegue o tal Ivan, mais confuso tudo fica. Nada é o que parecer ser.

O misterioso Ivan

A sua relação humana mais próxima é com a prostituta Stevie (Jennifer Jason Leigh) com quem inicia um namoro que não engata. Marie, a garçonete simpática de um café perto do aeroporto também lhe faz boa companhia. Mas a medida que a história avança, Trevor não sabe em quem mais confiar e ele acaba afastando as pessoas que mais gosta.

Stevie, a prostituta namorada

SPOILERS

Todos os personagens que fazem parte da vida de Trevor tem um ponto de ligação único - há 1 ano ele atropelou uma criança e fugiu. Ao que tudo indica a criança morreu ainda no asfalto. Alguns personagens foram afetados diretamente por aquele evento, outros da consequência dele. E mais - alguns personagens nem são verdadeiros, e sim apenas produtos da mente deturpada de Trevor, que procura uma forma de trabalhar com a culpa, com o peso enorme na consciência. A garçonete do bar que frequenta nada mais é do que a mãe do menino atropelado; o carro dirigido por Ivan é seu próprio carro. Ivan aliás é o personagem mais enigmático e misterioso da trama. Para mim ele representa a própria consciência de Trevor - ele existe está ali, mas cabe ao protagonista lidar com ele (no caso ela). O filme é uma sequência de dados desconexos frutos da mente de uma pessoa tentado lidar com a culpa de ter cometido um erro grave no passado.

FIM DOS SPOILERS

Uma interpretação assustadora e um roteiro impressionante

Bale e seu olhar profundo são os donos do filme. O roteiro também não fica atrás. O Operário é o tipo de filme que vai entrando no hall dos grandes filmes aos poucos. Demorei algumas semanas para considerar este um grande filme e um roteiro incrível. É duro ter que processar tantas informações. Um filme desses mexe muito com quem assiste, uma história que fica na cabeça martelando, mesmo depois de algum tempo.
Veja abaixo o trailer de O Operário.


Nenhum comentário: