terça-feira, 26 de julho de 2016

APERTEM OS CINTOS O PILOTO SUMIU (1980)

O piloto automático

APERTEM OS CINTOS O PILOTO SUMIU (Airplane! / 1980) - Se você riu muito com Top Secret, Corra que a Polícia Vem Aí, Top Gang, Todo Mundo em Pânico, por exemplo, saiba que aquelas loucuras todas se iniciaram por este filme - Apertem os Cintos o Piloto Sumiu. Não apenas isso. O filme foi responsável por revitalizar uma nova vertente, a da comédia do absurdo - com cenas acontecendo no fundo da principal e muitos trocadilhos infames. Herança do gênio Mel Brooks, com filmes como Banzé do Oeste, por exemplo.

Um avião desgovernado

Apertem os Cintos o Piloto Sumiu é dirigido e roteirizado pelos irmãos Jerry e David Zucker e por Jim Abrahams. O primeiro acerto deles neste filme - e olha que foram muitos - foi trazer atores sérios que nunca tinham feito comédia antes, como Lloyd Bridges e Leslie Nielsen. A expressão fechada dos dois velhotes, como que se levando a sério o tempo todo é o que faz seus personagens - um chefe de polícia e um médico respectivamente - tão hilários.

Lloyd Bridges...

... e Leslie Nielsen, dois atores se aventurando na comédia. E com sucesso!

O roteiro gira em torno de um vôo onde subitamente as pessoas começam a passar mal, devido a comida servida estar estragada. O piloto também passa mal. Cabe a um ex-membro da força aérea americana deixar seu assento e pousar a aeronave. O problema é que ele precisa obedecer as regras passadas pela torre de comando - um ex-chefe com quem teve problemas no passado.

Torre de controle fora de controle

Um médico tenta manter tudo sob controle no ar, enquanto as pessoas - uma a uma - vão perdendo sanidade devido a queda iminente do avião. O piloto automático é chamado para ajudar em alguns momentos, mas nem ele parece dar conta do recado.

O piloto automático se diverte, mesmo com o avião caindo

Num filme assim os elementos básicos da trama - como o começo, o meio e o fim - não são lá muito importantes ou relevantes. É desnecessário dizer que o avião pousa em segurança no final e todos se salvam. Isso não importa na verdade. Num filme como Apertem os Cintos o Piloto Sumiu o mais importante é a jornada até que isso aconteça, as gafes, os momentos e as risadas que aparecem aqui e ali. E são muitas.

Será que cai este avião?

Enxuto e nonsense. Apertem os Cintos o Piloto Sumiu faz piada com tudo desde religião, imprensa marrom, preconceito racial, além de muita comédia física, maquetes propositalmente mal feitas e o clássico cocô no ventilador. Uma jornada que vale a pena.

"O pessoal sabe mexer nos instrumentos..."

Vejam abaixo o trailer de Apertem os Cintos o Piloto Sumiu.


Nenhum comentário: