domingo, 3 de julho de 2016

TRUMBO: LISTA NEGRA (2015)

Um escritor de mão cheia

TRUMBO: LISTA NEGRA (Trumbo / 2015) - Uma cinebiografia de uma das personalidades mais controversas da Hollywood dos anos quarenta - Dalton Trumbo. Um roteirista de enorme sucesso, vencedor de dois Oscar. Dono de uma personalidade forte e uma inclinação política que te trouxe muitos problemas. Trumbo era comunista convicto.

Irreconhecível, Trumbo é fichado 

Bryan Cranstron vive Trumbo e é impecável na construção de um personagem controverso e cheio de manias, a principal delas - escrever seus roteiros na banheira de casa dentro da água. Um suporte nas bordas da banheira deixava a máquina de escrever apoiada à sua frente e ao lado uma caneta, tesoura, cinzeiro e outros itens. Ele transformava o banheiro em seu próprio escritório.

O real e o do cinema, escrevendo na banheira
Trumbo vivia rodeado de amigos, entre roteiristas e diretores, todos também comunistas, um grupo que ficou conhecido como Hollywood 10. O grupo foi intimado a depor em 1947 sobre possíveis relações com partido comunista. Não negaram nem afirmaram qualquer afiliação, mas se colocaram, radicalmente contra a inquisição, usando palavras duras perante os microfones. Foram presos.

Sem meias palavras no tribunal

O período na cadeia só serviu para Trumbo e todo o resto fortalecer seus pensamentos políticos. Ao serem liberados eles sofrem na pele o que é ser comunista naquele período politicamente conturbado. Passam a ser boicotados, nenhum estúdio contrata o trabalho deles. A saída criada por Trumbo é usar pseudônimos.

Os seus roteiros, mesmo com pseudônimo, seguiram sendo filmados - sempre com sucesso

Dessa forma, Trumbo escreveu A Princesa e o Plebeu e levou o Oscar de roteiro em 1953. Festejou em casa com os filhos e a esposa. Seu nome voltou a circular com força entre os pequenos estúdios. Trumbo aceitou um trabalho menor num estúdio pequeno como revisor de outros roteiros. para isso ganhava uma mixaria. Concertando uns e fazendo outros, ele fez o pequeno estúdio - comandado por John Goodman - crescer.

O produtor que fez Trumbo voltar às telonas

Escreveu ainda, a pedido do próprio ator principal Kirk Douglas, o roteiro de Spartacus, grande sucesso que levou 5 Oscar. Foi procurado também pelo diretor austríaco Otto Preminger. Tudo isso é retratado no filme. Atores interpretando grandes personalidades do passado conferem um charme todo especial e deixam Trumbo um filme ainda mais rico.

Os atores e as personalidades retratadas - um dos charmes do filme

Eu sou consumidor assíduo de qualquer material- em especial livros - que abordem os bastidores da história do cinema com detalhes de filmes, atores, diretores, grandes estúdios e etc. Trumbo é muito disso. É um filme que vai além de uma cinebiografia bem feita e aborda muito bem detalhes desconhecidos dos bastidores.

Trumbo e a maior fã - sua mulher

Bryan Cranstron tem uma carreira sólida na TV pela série Breaking Bad. No cinema ele ainda está "engatinhando" no que diz respeito a uma busca de identidade. O seu trabalho em Trumbo é notável, ainda mais pela dificuldade que é interpretar um personagem real, que existiu e não lhe dar uma carga exagerada ou caricata, o que causaria revolta de amigos e familiares.

Cranstron em mais uma grande atuação
O filme é simplesmente notável. Mas tem outro ponto muito forte - vale muito pela carga histórica que ele tem, pela ótima construção de época e por Cranstron, um grande ator.
Veja abaixo o trailer de Trumbo: Lista Negra.




Nenhum comentário: