quarta-feira, 3 de agosto de 2016

EX MACHINA: INSTINTO ARTIFICIAL (2015)

Inteligência artifical como nunca antes visto no cinema 

EX MACHINA: INSTINTO ARTIFICIAL (Ex Machina / 2015) - Poderia ser mais um filme de ficção científica destrinchando a relação de homem e robô. Poderia... mas a história escrita por Alex Garland - que também assina a direção do longa - vai muito além. Pela originalidade e também pelas referências que usa, o roteiro chegou a concorrer ao Oscar de melhor roteiro original.

Ava

A história começa com Caleb, um funcionário de uma mega corporação de internet, recebendo uma mensagem dizendo que ele ganhou um grande prêmio. Aos poucos descobrimos que o prêmio é passar 1 semana na casa de Nathan, o chefe-gênio, criador da empresa e que vive recluso numa casa afastada.

Um casarão escondido no meio da floresta

Nathan (Oscar Isaac, o Poe Dameron de Star Wars Ep. VII), embora tente transparecer o contrário, não é um cara dos mais receptivos. Passa boa parte do dia na academia da casa, se exercitando, e exibindo um ar de superioridade, que cabe a alguém que tão jovem chegou a um cargo de respeito em uma empresa fundamental para o mercado tecnológico - a Blue Book, uma espécie de Google.

Caleb e Nathan - lado a lado, funcionário e dono da empresa

Sua última invenção e que garante se "a maior de todos os tempos", é Ava, uma humanóide fisicamente perfeita e com livre arbítrio. Uma inteligência artificial que realmente pensa por si só. É um ser humano perfeito, não fosse pelos mecanismos e fiações aparentes. Um efeito impressionante, que rendeu ao filme uma indicação ao Oscar de efeitos visuais.

A bela Ava, vivida por Alicia Vikander

Caleb fica fascinado por Ava. Eles tem encontros diários separados por um vidro. A humanóide vive numa sala fechada, sem contato direto com o mundo externo. A medida que se tornam mais próximos eles fazem perguntas mais profundas um para o outro. Cada sessão de perguntas se passa em um dia diferente e marca um novo capítulo da história.

As conversas diárias entre Ava e Caleb

Mas esse cenário de alta tecnologia e aparentemente harmonioso guarda os seus segredos. Uma vez por dia a energia de toda a casa é "desabilitada", desligando o sistema de segurança interno. As câmeras de segurança que são assistidas por Nathan em seu quarto ficam desligadas por alguns momentos até que a energia seja restabelecida. O que eles não sabem é que as quedas são causadas por Ava propositalmente, para que ela possa revelar a Caleb um terrível segredo.

Nathan - um gênio solitário e perigoso

ATENÇÃO - SPOILERS

Durante uma das quedas de energia, Ava abre o jogo para Caleb e diz que Nathan se cerca de várias humanóides, todas mulheres. Caleb tem a intenção de libertar Ava, por quem já se sente apaixonado e impedir que Caleb a destrua quando ele conseguir construir um modelo mais avançado.

Ava entre iguais

Em uma das cenas mais fortes do longa Caleb começa a questionar a própria sanidade e faz um ferimento profundo no braço. Seria ele também um robô?

Caleb se pergunta

Um plano de fuga é arquitetado pelos dois. Ava consegue a liberdade e foge da casa e sai calmamente sem se importar com o que ou quem ficou pra trás. Fria. Um robô, sentimentos não existem.

Com roupa e peruca, curiosa pelo mundo lá de fora

Uma das coisas mais impressionantes de Ex Machina está na forma como ele deixa aberta a interpretação em alguns pontos. Por exemplo, a cada sessão - que abre mais um capítulo do filme - Ava é interrogada por Caleb. Mas mesmo com o final das sessões o filme apresenta um capítulo final. O que deixa em aberto que quem poderia estar fazendo os testes era Ava em Caleb e não o contrário.

FIM DOS SPOILERS

O grande mérito de Ex Machina: Instinto Artificial está no roteiro até certo ponto inesperado e nas boas interpretações do trio principal. Do petulante Nathan ao herói Caleb (Domnhall Gleeson, o general Hux de Star Wars ep. VII - O Despertar da Força) e da robótica Ava (Alicia Vikander, que levou o Oscar de melhor atriz por A Garota Dinamarquesa). Uma história sobre um futuro que pode muito bem ser um presente. Como duvidar dos avanços de uma humanidade pra lá de doentia?

Efeitos impressionantes
Veja abaixo o trailer de Ex Machina: Instinto Artificial:


Nenhum comentário: