quarta-feira, 28 de setembro de 2016

BOA NOITE E BOA SORTE (2005)

Um produtor executivo e toda equipe com a carreira à prêmio

BOA NOITE E BOA SORTE (Good Night and Good Luck / 2005) - As feridas abertas de uma nação. No caso dos Estados Unidos uma delas é a caça às bruxas que o país empreendeu na década de 50 contra os comunistas, que o governo acreditava, e plantou para ser uma grande ameaça à família e ao cidadão de bem.

Um jornalista destemido e peitando o todo poderoso senador

O senador Joseph McCarthy foi durante bom tempo, o grande responsável por executar a caça aos comunistas e o fazia de forma implacável investigando e interrogando cidadãos - conhecidos ou não - ao menor indício de serem membros do partido ou mesmo simpatizantes.

Uma equipe... comunista???

Boa Noite e Boa Sorte conta a história real de um apresentador de um programa noticioso chamado "See It Now" da CBS que questionava abertamente os métodos do senador McCarthy e por isso foi acusado de ser comunista. O jornalista e apresentador do programa, Edward Murrow, é interpretado por David Strathairn, que tem aqui o grande papel da carreira.

Apresentando o programa sem deixar o cigarrinho de lado

George Clooney, que também assina a direção do longa (e recebeu uma indicação ao Oscar nesta categoria por Boa Noite e Boa Sorte), interpreta Friendly, uma espécie de editor chefe do programa, que comanda as ações nas reuniões de pautas e durante as gravações no estúdio.

O diretor Clooney

Murrow, um jornalista incomodado e indignado com a postura e os métodos do senador McCarthy, tira proveito do seu grande prestígio junto ao público norte americano para não ter receio e dizer tudo o que pensa sobre o caçador de comunistas. A resposta é imediata e vem direto da Suprema Corte. A emissora CBS também é atingida e o programa perde patrocinadores.

A direção da emissora preocupada com a postura questionadora do jornalista 

Uma grande força de Boa Noite e Boa Sorte está na escolha do preto e branco, o que contribui para um aspecto cru e seco, combinando muito bem com o jeitão de Murrow. A ausência de cor retrata também o medo que a população norte americana sentia ao se imaginar cercada pelo "perigo comunista", como o governo fazia as pessoas acreditarem na época.

Os bastidores da televisão

Clooney foi genial ao usar muito bem as imagens reais dos julgamentos dos "espiões" comunistas e dos depoimentos de McCarthy quando pediu direito de resposta à CBS. Isso acrescenta muito a um filme. Abaixo vídeos originais de abril de 1954 - o primeiro é o programa "See It Now" na íntegra com o senador McCarthy se defendendo e mais abaixo a resposta de Edward Murrow, os dois vídeos que inspiraram o enredo de Boa Noite e Boa Sorte.





Vale pelos bastidores de uma redação de TV e de um programa de TV da década de cinquenta, vale também para ver como os bastidores de um programa formador de opinião pode ser complexo, com pessoas e opiniões sendo postas frente à frente o tempo todo, a cada programa. Um filme com um tema interessante, mas que por vezes pecou na cadência, com quebras de ritmo em alguns momentos, deixando-o um pouco arrastado. 
Veja abaixo o trailer de Boa Noite e Boa Sorte.


Nenhum comentário: