segunda-feira, 31 de outubro de 2016

ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE (1953)

Mesmo que você não tenha visto o filme, você conhece essa cena

ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE (From Here to Eternity / 1953) - Se passaram apenas dez anos - de 1941 a 1951 - do ataque japonês à base militar norte americana no Havaí e a história se tornou livro. Dois anos depois, em 1953, Fred Zinnemann transformaria o best seller em um filme premiadíssimo. Levou 8 Oscar - entre eles melhor filme, roteiro, diretor e atores coadjuvantes.

Shofield Barracks

A história se passa no quartel de Shofield Barracks com a chegada do soldado Prewitt (Montgomery Clift). Na entrada ele é recebido por um soldado falastrão que está limpando o chão, Maggio (Frank Sinatra). Em pouco tempo ficam amigos.

Prewitt e Maggio

O sargento do quartel é o durão Warden (Burt Lancaster) que segue à risca as regras cobrando dos seus soldados o mesmo. Ele assume o comendo no quartel porque seu superior, o comandante Holmes, dá sempre suas escapadas para encontrar suas amantes, deixando a esposa Karen (Deborah Kerr) sozinha.

Um marido infiel - o comandante Holmes - e uma esposa desconfiada

Karen sabe que chama a atenção dos demais soldados quando vai visitar o quartel em busca do marido. Ela está sempre bem arrumada, atraindo os olhares. Warden cai nas graças dela. Os dois inciam um caso que culmina no famoso beijo na praia - a cena mais famosa do filme.

Bastidores de uma das maiores cenas do cinema

O longa de Zinnemann mostra o dia a dia dos soldados focando no drama de Prewitt. O novato é famoso por ser um promissor pugilista, mas desistiu do boxe após ter cegado um amigo durante o treino. Ele enfrenta a pressão dos outros soldados e superiores, afinal se ele é tão bom bem que poderia defender as cores de Shofield Barracks no campeonato de boxe entre os quartéis. Mas ele não quer e Maggio é o único que o apoia.

Prewitt é alvo de abusos dos colegas e superiores

Nas folgas semanais os soldados vão para bares e casas de massagem para curtir a bebedeira e as mulheres do Havaí. A Um Passo da Eternidade é um retrato dos jovens soldados naquele período delicado da historia. O mundo enfrentava a Segunda Guerra Mundial, mas os EUA ainda estavam fora da disputa.

Um quartel dividido, Warden apazigua os ânimos

O filme não toca no assunto da guerra até a meia hora final quando a base no Havaí é bombardeada por aviões japoneses. Uma sequência forte que mostra os jovens em começo de vida sendo alvejados impiedosamente por tiros vindos do céu. O intenso massacre bem retratado por Zinnemann aproximou ficção e realidade, emocionou plateias e garantiu ao filme muitos prêmios.

Ataque japonês à base militar

Destaque para Burt Lancaster com um personagem interessante, ao mesmo tempo romântico e durão. E claro Frank Sinatra, famoso pela voz potente, que aqui se mostra um ator talentoso e que garante momentos mais descontraídos no filme, com seu personagem boêmio. A interpretação de Sinatra lhe garantiu o Oscar e o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante.

Sinatra e o Oscar de ator coadjuvante

Veja abaixo o trailer de Assim Caminha a Humanidade.


     

Nenhum comentário: