quarta-feira, 12 de outubro de 2016

O EQUILIBRISTA (2008)

Linha tênue entre coragem e loucura

O EQUILIBRISTA (Man On Wire / 2008) - Existem certos momentos e personagens tão ricos que deixam qualquer um abismado, principalmente pela grande quantidade de imagens e fotos que parecem fadados a renderem bons documentários no futuro. O Equilibrista é um desses casos.

Seis anos de planejamento para o feito de uma vida

Philippe Petit é um francês apaixonado por circo e que sempre gostou de se arriscar, desafiar alturas. Viver do equilibrismo sempre foi o seu maior talento. Foi preso inúmeras vezes por invadir propriedades privadas para se arriscar cruzando algumas distâncias a dezenas de metros de altura. O Equilibrista é focado no mais importante desafio da carreira do francês - cruzar a distância entre as torres gêmeas, o Empire State Building na Nova York de 1974 por um cabo de 8 metros de extensão a mais de 400 metros de altura.

Coragem que impressiona

O documentário, dirigido por James Marsh - o mesmo diretor da cinebiografia de Stephen Hawking, A Teoria de Tudo - foi muito feliz na montagem, intercalando flashbacks, com imagens encenadas por atores e entrevistas atuais de Petit e de outros envolvidos no projeto World Trade Center.

"- Porque fez isso, sr. Petit?
- Não tem porquê..."

Tudo é muito bem construído, com imagens de época, recortes, matérias de jornal e muitas reconstituições. Nenhuma passagem que Petit conta passa despercebido pelos olhos atentos de Marsh. A experiência de assistir O Equilibrista se torna fascinante. Uma história que beira o inacreditável.

Petit nos dias de hoje, continua se equilibrando

Petit é um personagem muito alto astral. Difícil não ser contagiar com aquele cara de 60 anos todo empolgado contando os seus maiores feitos. Esse é o maior trunfo do filme que levou o Oscar de melhor documentário em 2009.
Veja abaixo o trailer do ótimo O Equilibrista.




Nenhum comentário: