quinta-feira, 27 de outubro de 2016

UMA NOITE DE CRIME: ANARQUIA (2014)

Gangues das ruas, livres para matar

UMA NOITE DE CRIME: ANARQUIA (The Purge: Anarchy / 2014) - Uma ideia tão simples e bem realizada. Foi o que mais chamou a atenção em 2013 quando Uma Noite de Crime foi lançado. O sucesso até certo ponto inesperado trouxe fama à James DeMonaco - roteirista e diretor - e claro pressão dos estúdios por sequencias. O segundo da série é Uma Noite de Crime: Anarquia, que custou 9 milhões de dólares e arrecadou mais de 70 milhões só nos Estados Unidos.

Boas ideias que geram lucro nas bilheterias

"Purge", expurgo em português e título original da franquia, significa simplesmente "eliminar aquilo que é prejudicial". Pelo período de 12 horas são permitidos todos os crimes, polícia e bombeiros não funcionam. Aí cabe aos moradores - ficar em casa assistindo a transmissão sangrenta pela televisão ou ir pra as ruas e enfrentar uma batalha campal pela vida e sem regras. O primeiro filme se passa dentro de uma casa, este segundo nas ruas.

A morte simplesmente... pela morte

O longa mostra a história de cinco pessoas totalmente diferente e juntas por puro acaso e que são obrigadas - ou que escolhem - passar o purge nas ruas. Lá são muitas as gangues formadas com o único intuito de tocar o terror madrugada adentro, matando qualquer coisa que se mova, pelo puro prazer de matar.


Luta pela sobrevivência

Algumas pessoas já ganham a vida com o purge, grupos que são pagos como verdadeiros caçadores de humanos. Qualquer um que está pelas ruas é alvo. Eles são sequestrados e levados, geralmente para ricos, que pretendem se divertir um pouco na noite do expurgo. Alguns se entregam à morte, como na cena abaixo, para que a sua família receba uma pomposa quantia em troca de uma vida.

Pobres pagos para darem a vida para diversão dos ricos

O que mais impressiona neste segundo filme é identificar como as pessoas se transformam nesta noite - de supostos cidadãos normais para interesseiros inescrupulosos, criminosos e figuras assassinas voltadas a espalhar o terror contra outro ser humano, que está lá com o mesmo propósito. Ou será que eles já seriam assim no dia a dia e aproveito o purge para mostrar sua face real? A

Líderes de gangues dominam as ruas

A franquia levanta uma série de questões, até filosóficas, no mínimo interessantes. Vale pela diversão, vale por uns sustos aqui e acolá e vale pela discussão. Afinal somos bons ou maus por natureza? Uma Noite de Crime: Anarquia consegue ser melhor que o já ótimo Uma Noite de Crime, veja o trailer abaixo.



Nenhum comentário: