quinta-feira, 17 de novembro de 2016

HOMEM IRRACIONAL (2015)

O professor Abe
HOMEM IRRACIONAL (Irrational Man / 2015) - Muito já ouvi por aí que eu costumo olhar com bons olhos - até demais da conta - alguns filmes do Woody Allen. Pode até ser, não nego. Mas e daí? Pra mim, o cara é um gênio. E gosto muito dos filmes dele, tirando alguns desvios na carreira - como Igual a Tudo na Vida e Para Roma com Amor

Woody em ação
Homem Irracional me encheu logo de cara de grandes expectativas por contar com dois atores que gosto muito - Joaquin Phoenix e Emma Stone. Ele interpreta um professor de filosofia bem introspectivo chamado Abe, que chega para dar aula numa faculdade.

O professor charmoso e a aluna apaixonada 
Jill logo se interessa pelo charme do professor, principalmente depois que ela recebe dele um elogio por um texto escrito. Essa admiração não demora a se tornar uma paixão. Roy, o namorado de Jill, começa a sentir ciúmes, porque a namorada não fala em outra coisa. É sempre "Abe isso, Abe aquilo..." e o namoro termina.

Jill não admite para o namorado, mas está apaixonada por Abe

O lugar comum seria o professor se aproveitar da paixonite da aluna e os dois ficarem juntos para provar que amor não tem idade, certo? Mas não em um filme de Woody Allen...

SPOILERS

Abe leva uma vida vazia, baseada em bebida e relacionamentos de uma noite. E tudo porque ele está bloqueado criativamente, não consegue mais escrever, nem se dedicar ou se focar por muito tempo em alguma coisa. Falta algo em sua vida, uma motivação. Até que ouve uma desconhecida em um café reclamando de um juíz que tinha tomado uma decisão injusta, lesando ela e os filhos. O professor decide então... matar o juíz, simples assim. Desse ponto em diante o filme muda completamente de andamento e os personagens se transformam. Nada aqui toma um rumo minimamente esperado.

FIM DOS SPOILERS

Resolver o problema de um estranho deu motivação a Abe

O mais brilhante aqui é a imprevisibilidade do roteiro de Woody Allen, mas Homem Irracional não é nem de perto, um dos melhores filmes do diretor, longe disso. Mas encanta com todos os elementos clássicos dele, como bons diálogos, personagens bem desenvolvidos e um charme todo característico.
Veja abaixo o trailer de Homem Irracional.


Nenhum comentário: