terça-feira, 20 de dezembro de 2016

MAGIA AO LUAR (2014)

"Estou tendo uma visão..."

MAGIA AO LUAR (Magic in the Moonlight / 2014) - Woody Allen continua sua saga pelos países europeus com Magia ao Luar e aposta em dois nomes com quem nunca tinha trabalhado antes para a sua comédia romântica da vez - a norte americana Emma Stone e o inglês Colin Firth.

Woody dirige a dupla

A história começa na Alemanha no final da década de vinte com uma plateia impressionada com o show do ilusionista Stanley (Firth). Ao final do show ele recebe no camarim um amigo de longa data, também ilusionista, que faz um convite. Quer que ele conheça uma jovem moça que diz ser uma médium com fortes poderes psíquicos. Stanley, com a certeza de que desmascará uma charlatã, aceita o convite na hora e juntos seguem para a França.

Stanley tem certeza de que encontrará uma charlatã

Eles chegam a um casarão de propriedade de uma senhora rica que perdeu o marido recentemente. Lá, a jovem Sophie (Stone) realiza sessões de contato com o espírito do marido, conversa com ele e a senhora rica fica cada vez mais encantada. E é justamente esse encantamento geral que deixa Stanley convicto de que Sophie não passa de uma farsa.

A jovem Sophie ao lado da mãe

Os dois se aproximam. Stanley quer a todo custo desmascarar Sophie, mas a princípio nada consegue. Apena passa a se encantar profundamente com o charme da moça. Ela revela detalhes íntimos da vida dele, da sua noiva, da sua família e da sua tia Wanessa. Seria ela uma médium de verdade? Tanta proximidade gera um sentimento em Sophie, mas Stanley - irredutível e pomposo como só ele - nega que sinta algo por ela. Esta comédia de Woody Allen não poderia ser um autêntico Woody Allen se não contasse com uma virada no roteiro... mas só assistindo pra ver.

A conexão com o mundo dos mortos, o desconfiado Stanley no fundo

Colin Firth mostra que tem tino pra comédia, dosa muito bem a irredutível segurança do seu personagem, com uma dose leve de insegurança em momentos críticos. Tudo é demonstrado por detalhes como o olhar que se abala ou o penteado que desmancha. Ótimo no papel, forçando um sotaque inglês (muito além do seu já natural), que agrega muito ao personagem, caindo como uma luva.

A aproximação

Emma Stone é um talento. Jovem e versátil, ela parece se encaixar muito bem em qualquer tipo de personagem - do drama à comédia. E mesmo tendo trinta anos a menos do que Firth e cinquenta a menos do que Woody ela não faz feio não. É engraçada, leve e tem tudo para se tornar uma nova musa para Allen. Magia ao Luar é um filme divertido e charmoso, talvez um pouco abaixo do que Woody costuma entregar, mas ainda assim é um Woody. E isso, convenhamos, conta e muito.
Veja abaixo o trailer de Magia ao Luar.



Nenhum comentário: