quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

A QUALQUER CUSTO (2016)

Faroeste moderno

A QUALQUER CUSTO (Hell or High Water / 2016) - Texas... Um dos estados norte americanos mais retratados no cinema é usado aqui - apenas no roteiro porque nenhuma cena foi filmada lá - como pano de fundo para uma história de faroeste... modernizada. David Mackenzie é o diretor que encontra aqui o melhor roteiro que já caiu na sua mão e entrega o melhor filme que a sua curta carreira já produziu.

David Mackenzie dirige Chris Pine 

Em A Qualquer Custo, os irmãos Toby e Tanner vivem de aterrorizar os pequenos bancos das minúsculas cidades do interior do Texas. Eles cometem seus crimes nas primeiras horas da manhã e assim conseguem assaltar dois ou três bancos em único dia. Quando chegam em casa - um rancho afastado - enterram o carro para não levantar suspeita.

Assaltantes em ação

Mas a polícia está no encalço. Marcus (Jeff Bridges em ótima atuação, embora repetindo elementos de outros personagens que fez na carreira) segue com o companheiro meia indígena meio mexicano para a região dos assaltos. E lá começam a interrogar as figuras locais atrás de pistas.

Texas Ranger no encalço

Tudo isso nos primeiros 20 minutos de filme em um ritmo rápido, com assalto e fuga. A partir daí o filme muda de ritmo bruscamente, de propósito. David Mackenzie dá espaço para que cada personagem se desenvolva. Tudo isso em meio a placas de "Vende-se", "Aluga-se" ou "Empréstimos Bancários", o que ajuda a entender o desespero de algumas pessoas para sustentar suas famílias. No caso dos irmãos, ou pelo menos de um deles, a saída é levantar dinheiro assaltando as instituições bancárias.

Vítimas do sistema política e econômico que amasseta os mais pobres 

Aos poucos o ritmo volta para o do começo eletrizante até o trecho final, quando os irmãos decidem por um outro assalto, desta vez em um banco muito maior.   

Irmãos ambiciosos

A Qualquer Custo é um acerto em muitos sentidos, vale por trazer a linguagem do faroeste e aquele clima todo único para um filme que se encaixa em outros rótulos - como um road movie, por exemplo. Jeff Bridges foi feito para viver um xerife, no caso aqui um Texas Ranger a caminho da aposentadoria, cuja voz calma cheia de sotaque e as explosões de raiva cabem muito bem. 

Marcus tenta resolver a situação à bala
Veja abaixo o trailer de A Qualquer Custo.


Nenhum comentário: