sábado, 25 de fevereiro de 2017

LION: UMA JORNADA PARA CASA (2016)

Dois irmãos

LION: UMA JORNADA PARA CASA (Lion / 2016) - Escolher o britânico Dev Patel para interpretar o personagem título de Lion: Uma Jornada Para Casa não foi uma tarefa das mais fáceis. Primeiro porque segundo os produtores, o ator, que ficou conhecido mundialmente por estrelar o Quem Quer Ser Um Milionário? e por pouco não foi o protagonista de As Aventuras de Pi, era a óbvia escolha para viver alguém com aparência de indiano. Mas na hora que fez o teste, Patel convenceu a todo mundo - era a escolha perfeita.

Uma escolha óbvia... mas perfeita

Lion: Uma Jornada para Casa começa no interior da Índia com dois irmãos - um de onze e outro de cinco - praticando pequenos furtos para conseguir o alimento do dia a dia. Assim ajudam a mãe que trabalha carregando pedras. Para complementar a pouca renda da casa, o mais velho trabalha a noite. E numa dessas noites ele leva o irmãozinho Saroo junto. O pequeno acaba adormecendo na estação. Acorda sozinho, no meio da madrugada, num lugar desconhecido.

Dando vida à Saroo

O pequeno Saroo corre pela estação chamando pela mãe e pelo irmão, sem sucesso. Dentro de um trem, ele acaba indo parar em outro local, quilômetros distante de casa. Lá, ele fala com as pessoas as ninguém entende - ele fala em um dialeto diferente. Acaba encontrando abrigo com outras crianças abandonadas que dormem por ali. Ele já não está mais numa pequena cidade rural, é uma cidade grande que aparece na sua frente. Vai parar num orfanato e acaba sendo adotado.

O pequeno Saroo
O seu destino é a Austrália, onde viverá com seus pais adotivos - Nicole Kidman é a mãe. Logo, eles adotam outra criança pobre indiana e juntos os quatro formam uma família feliz, vivendo em barcos, praias, todo o luxo que os dois meninos nunca tiveram na infância na terra natal.

Amor de mãe

Ao fazer 25 anos, Saroo (Dev Patel, magnífico e intenso) decide buscar a família biológica - ele não consegue viver com a impressão de que tenha trocado a mãe e o irmão por uma vida de luxo na Austrália. Esses pensamentos passam a torturar o jovem. Mas ele nem sabe por onde começar - a Índia é o sétimo país em extensão do mundo, e ele era muito pequeno quando tudo aconteceu. Uma amiga sugere usar o Google Earth - programa novo na época. Ele encontra uma pista e lá vai ele atrás da família biológica.

Pesquisa on-line

Lion é uma encantadora história real que gasta boa parte do início da quase hora inicial desenvolvendo o pequeno Saroo. De cara somos pegos pelo olhar daquele menininho e somos arrastados pela sua busca atrás dos familiares naquela cidade entupida de pessoas.

Pé na estrada

O olhar dele é passado para Patel na interpretação de Saroo, vinte anos depois. Um ator que cresce a olhos vistos e tem um futuro brilhante não apenas fazendo papéis de indianos mas sim para qualquer tipo de personagem. O cara é bom. Lion merece todos os holofotes que recebe. Não apela, mesmo tendo uma história que emociona até os corações mais duros - alguém buscando sua família que não vê há mais de vinte anos.

Linda fotografia

Mas... (sempre tem um mas), no final as fotos das pessoas reais por trás dos personagens são mostradas. O que é sempre muito legal. Mas aqui tudo isso é feito de uma maneira meio estranha... A trilha sonora que é bem instrumental e tocante durante boa parte do filme, no final, bem na hora das fotos reais, se torna um pop rasgado que destoa muito de tudo ali! É tão separado do filme e de tudo o que a gente acabou de ver que quebra o clima do filme bruscamente. Mas (lá vem outro mas) nada disso estraga a experiência de Lion.
Veja abaixo o trailer de Lion: Uma Jornada para Casa.


Nenhum comentário: